Home Office: você é adepto a essa nova tendência?



Estudos mostram que o chamado trabalho em casa, ou melhor, home office, tem adquirido cada vez mais novos adeptos. O trânsito caótico e a busca pela otimização de tempo tem feito com que diversos profissionais optem por realizar suas funções laborais dentro do conforto do seu lar.

Ainda em processo de construção e adoção pelas empresas, esse modelo de trabalho flexível, chamado na Europa como Smart Working e nos Estados Unidos como Workplace Flexibility, o home office permite transportar o serviço para ser realizado em casa ao invés de levar o profissional para fazer as funções no trabalho.

Apesar de parecer o sonho de consumo de muitos trabalhadores, essa modalidade de emprego requer profissionalismo, organização, disciplina, controle e, sobretudo, necessidade de estabelecer uma rotina de trabalho. Para que o home office funcione é preciso que o profissional siga regras como se fosse um funcionário dentro de uma empresa, tendo determinados horário pra início do expediente, almoço e término do dia.

Além disso, a rotina precisa ser estendida a toda família, pois durante o horário de trabalho, o profissional não deve ser interrompido para resolução de problemas de ordem pessoal. É aconselhável também ter um espaço adequado para reunião ou receber clientes. Mas, se o tema da pauta do encontro for algo mais leve, o assunto poderá ser tratado em um café ou mesmo um restaurante com pouco barulho.

O importante dessa modalidade de trabalho é não deixar a casa invadir o trabalho e o trabalho invadir a casa. Por isso, respeite horários, faça pausas para descanso, evite procrastinar ou se envolver em problemas domésticos e utilize melhor o tempo. Organização e planejamento fazem parte das atribuições dos Administradores, desta forma, fica mais fácil trabalhar em casa. Mas e você, é adepto ao home office?

0 comentários: