Em época de crise a saída é a qualificação

Imagine-se vivendo em um quarto escuro onde nenhum feixe de luz é factível ser notado. Mesmo na caligem, é possível andar de um lado para o outro até chegar à porta sem mesmo encostar em nada, afinal esse cômodo encontra-se vazio. O que você mais deseja é sair desse lugar, no entanto, não encontra a chave para abrir a única porta do local. Essa tal chave existe? Onde ela está? Estaria esta chave dentro do próprio quarto?

O mais impressionante nessa história será saber que a chave, além de existir pode estar muito mais próxima do que se imagina: dentro do seu próprio bolso. Isso mesmo! Em todo o momento, as ferramentas (chave e porta) que o destrancariam do quarto escuro estavam com você, apesar disso, a percepção para lidar com a crise no momento foi desfocada pelo desespero e nervosismo.

O episódio acima pode parecer exagerado aos seus olhos, mas é um espelho da verdade do desespero que acomete muitos profissionais num momento de crise. Essa conjuntura pode ser vista como um quarto sem saída e apavorante enquanto que a chave é a qualificação profissional que, além de abrir portas para novas oportunidades de trabalho, elimina a escuridão da adversidade momentânea.

Em momentos assim, os talentos se tornam um diferencial competitivo e os trabalhadores que investem em si mesmos têm mais chances de manter a empregabilidade ou até encontrar uma nova posição no mercado de trabalho. Já as opções de investimento são inúmeras, bastando cada um escolher e pesquisar o que melhor se adéqua à sua personalidade, bolso, profissão, entre outros conceitos.

Quanto mais complicado o cenário econômico, ainda mais importante se torna a qualificação profissional. Cursos de especialização, atualização, novos conhecimentos, entre outros formam os componentes principais da produção da chave que irá abrir a porta do quarto da crise a fim de alcançar novos patamares profissionais.

0 comentários: