O que o mercado procura de seus futuros profissionais?

Muitos se perguntam quais são as habilidades  e os conhecimentos necessários para poder dar o melhor de si neste mercado tão competitivo. O mundo está mudando em uma velocidade extraordinária, as relações de trabalho estão se modificando e, hoje, os jovens Administradores precisam estar cada vez mais preparados para garantirem o sucesso da sua carreira.

O primeiro passo que as pessoas costumam tomar para serem reconhecidas é ter uma especialização que o diferencie de seus competidores. As universidades estão abarrotadas de cursos de pós-graduação, MBAs, entre outros. Ter um desses no currículo contribui para se destacar perante os demais durante os processos de seleção para uma vaga, mas podem não bastar na hora da entrevista ou após a contratação.
     
Mas afinal de contas, o que as empresas querem na hora de contratar alguém? Focado, técnico e estratégico são características que compõem o perfil do profissional que o mercado tem buscado nestes últimos anos. Eles querem aqueles que conseguem se adequar às necessidades do trabalho e que têm uma visão ampla do negócio, não dando mais tanta prioridade aos “especialistas em tudo”.

Além de experiência profissional e conhecimento prático, os Administradores recém-formados precisam ter em mente que no mercado de trabalho há uma crescente valorização das características comportamentais. Mais do que competências e conhecimentos, a nova geração de profissionais precisa ter liderança, habilidade para tomar decisões e espírito empreendedor.

As características que formam bons profissionais estão em constante mudança, mas algo que sempre será bem visto pelos chefes é o desejo de se auto-aprimorar. Esses são os que estarão mais bem preparados para se tornar excelentes Administradores.

0 comentários: