Problemas de concentração? A música pode ser a solução!

Você prefere o silêncio sepulcral ou sons de melodias e acordes musicais no ambiente de trabalho? Existem profissionais que escolhem exercer suas funções ouvindo apenas o som dos teclados e do ar-condicionado, enquanto outros acham que uma musiquinha de vez em quando não faz mal a ninguém. Mas quem será que está certo? Os dois! Ambos têm suas particularidades de trabalho. Contudo, estudos comprovam que uma melodia aqui e outra acolá, pode auxiliar, e muito, na concentração no expediente.

Por mais estranho que possa parecer, colocar os fones de ouvido e apertar o play para tocar uma música durante o horário de trabalho, pode sim melhorar o nível de concentração de uma pessoa.  Isso porque, segundo estudiosos, quando você ouve música parte do cérebro denominada accumbens acaba sendo ativada e, é essa região que comanda a liberação da dopamina, aquele neurotransmissor que dispara a substância do prazer. Ou seja, ouvir música tem o mesmo efeito que comer algo muito gostoso ou encontrar pessoas amadas.

Mas, de acordo com a revista Galileu, não é qualquer música que libera a dopamina não, mas sim o feito surpresa. Digamos que vale mais ouvir uma melodia bacana que aparece sem expectativa na playlist, do que colocar para tocar mil vezes aquela sua canção preferida. Algumas pesquisas explicam ainda que a mente humana tem tendência a devanear demais, o que pode provocar a sensação de tristeza. Mas, com a música certa, a pessoa pode voltar ao presente e se concentrar no que está fazendo.

O segredo está em encontrar o estilo musical para cada situação necessária. Para isso, aí vai uma dica primordial. É preciso que a música tenha sons que contenham mais instrumentos e melodias do que vozes, isso faz com que o som ofereça tranquilidade. Evite também as músicas com letras que você gosta muito, pois essas podem fazer o corpo liberar muita dopamina e ter o efeito contrário, fazendo perder o foco.

Agora se você precisar ler um artigo importante ou algo desconhecido, a dica é dar uma pausa na música. Segundo estudo da Universidade do Instituo de Gales, as pessoas que precisam decorar texto tem mais dificuldade quando ouvem uma melodia baixinho. Já para quem vai encarar uma prova concorrida ou precisa de mais foco no trabalho, uma musiquinha de vez em quando fará um bem enorme. Mas, antes de sair apertando o play tenha cautela, verifique antes se o fone no ouvido no horário de trabalho não causará problemas com superiores e colegas.  Bom som pra você!

0 comentários: