Mantendo a confiança na entrevista de emprego



Entrevistas de emprego normalmente vêm acompanhadas de momentos tensos que muitos gostariam de evitar. Infelizmente, mais cedo ou mais tarde (pelo menos para a maioria), chega o dia em que é necessário passar por ela. Ficar nervoso é natural, mas não há razão para deixar que o recrutador perceba. Afinal, ser autoconfiante é uma das características que empresas procuram em seus empregados, e a insegurança pode induzir a erros que custarão a vaga.

A falta de preparo é um dos fatores que torna as pessoas inseguras, sendo muito comum se sentir dessa forma nas primeiras entrevistas em que se participa na vida, quando não há certeza do que está por vir. É difícil manter a concentração e elaborar boas respostas quando se está sob pressão. Uma forma de driblar essa situação é antecipando o momento e treinar as respostas das possíveis perguntas que serão feitas, além de pesquisar sobre a empresa. Perguntas comuns costumam ser: “por que você gostaria da vaga?”, “o que te interessa na empresa?” e “quais são os seus planos para o futuro?”.

Os recrutadores também utilizam diversas estratégias para eliminar candidatos e agilizar o processo de seleção, sendo que uma delas é observando o que foi dito por eles. Há diversos termos que prejudicam a imagem dos entrevistados, como frases negativas. Expressões como “não me importo” ou “não sei”, dependendo do contexto, fazem a pessoa parecer difícil de trabalhar junto, indecisa ou até mesmo irresponsável. Vocabulário impreciso também reduz a credibilidade, uma vez que a diferença está nos detalhes e existe um abismo entre “eu acho” e “eu acredito”.

Linguagem corporal é outro detalhe considerado na análise e observação do recrutador que também expõe a confiança do entrevistado. Mesmo quando se está desconfortável, a forma de se portar também demonstra segurança. Ao nos comunicarmos, os gestos, expressões faciais, postura e qualquer outra linguagem não-verbal passam mensagens tão importantes quanto aquilo que se fala. Aperto de mão ruim, falta de contato visual, parecer distraído ou desinteressado, não sorrir e má postura são reflexos da insegurança que devem ser trabalhados para passar boa impressão.

Há diversas formas de se preparar para esse momento decisivo na carreira. O candidato pode se focar em tópicos como: conhecer seus pontos fortes, trabalhar o marketing pessoal, saber se vender, montar um currículo que o destaque da concorrência, entre muitos outros. Seguindo essas dicas, agora só resta pensar positivo, pois já se está com meio caminho andado. Afinal de contas, se foi selecionado para a entrevista, é porque provavelmente possui o perfil que a empresa procura.

0 comentários: