Como lidar com críticas no âmbito profissional?

Ouvir críticas é algo muito desencorajante às vezes. Quando é no trabalho então, pode atingir diretamente a autoestima, nos fazendo sentir incapazes e constrangidos. Mas não precisa ser assim. Normalmente, quem critica está bem intencionado e deseja apenas o aperfeiçoamento do outro. Por isso, cabe ao criticado aproveitar a situação para tentar aprender algo novo e se desenvolver profissionalmente.

Para algumas pessoas, no entanto, se trata de uma situação delicada. Alguns se ofendem facilmente, levando as críticas para o lado pessoal e achando que é uma tentativa para atacá-las. Para essas pessoas mais emotivas, ficar na defensiva não é uma solução útil. Quem age desta forma acaba perdendo a razão, pois é importante assumir os próprios erros. Ao invés disso, deve-se evitar uma reação agressiva ou tentar colocar a culpa em outro.

Uma crítica construtiva é aquela feita para que tenhamos melhorias em nossos pontos fracos. Ela pode ser um “toque” de algum colega ou vir do feedback do chefe. Por outro lado, a crítica “destrutiva” apenas acusa as pessoas e aponta suas falhas, sem oferecer sugestões de melhoria. Às vezes pode até mesmo se tratar de assédio moral e fazer com que o empregado se sinta muito culpado por não atingir as expectativas.

Caso a crítica seja útil ou simplesmente humilhante, existem maneiras de lidar com ela e seguir em frente.

    - Saiba ouvir e não tenha medo de ser assertivo;
    -  Certifique-se de que as informações são precisas e imparciais;
    - Se achar necessário, peça por maiores explicações;
    -  Descubra como as informações sobre as críticas foram recolhidas;
    - Considere se houve algum mal-entendido;
    - Considere se a intenção da crítica foi deliberadamente para prejudicá-lo;
    - Peça uma pausa para fazer algumas reflexões;
    - Agradeça ao crítico pelo aviso e pela oportunidade de discutir a situação;
    - Explique a sua visão sobre a situação de forma gentil, mas assertiva.

Em algum momento de sua vida você vai ser criticado, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Às vezes pode ser difícil de aceitar, mas tudo depende da forma como se lida com isso. É muito importante entender que ninguém é perfeito. Erros serão cometidos e as pessoas irão apontá-los para você. O essencial é aprender com eles.

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