Estresse no Trabalho: o que fazer?

 A classe trabalhadora é uma das que mais sofrem com o estresse, o mal do século 21. A rotina agitada das grandes cidades e dos escritórios, somado as atribulações pessoais, faz muitos se sentirem sobrecarregados, podendo até mesmo desenvolver doenças crônicas. Um estudo divulgado em 2014 pela International Stress Management Association (Isma-BR) aponta que cerca de 70% dos brasileiros são vítimas do estresse, ou seja, mais da metade da população já sofreu com algum desequilíbrio do funcionamento, mental ou físico.

O estresse surge quando se vive constantemente sob pressão, com muitos prazos para cumprir e pouco tempo para o lazer. Se não for tratado, gradualmente pode se desenvolver para problemas mais sérios, como depressão ou infartos.

Não há uma fórmula mágica para evitá-lo, mas algumas medidas podem ajudar a combater o problema. Uma delas é a melhor administração do tempo. Quando todas as tarefas têm sua hora correta para serem realizadas, torna-se mais simples se organizar e fazer o dia render. Além disso, é muito importante fazer uma pausa dos afazeres de vez em quando, para não se sentir sobrecarregado.

Outra questão importante a ser considerada é o cuidado com a saúde. A alta tensão emocional altera todo o metabolismo do ser humano, podendo desencadear alergias, baixa de imunidade e resfriados. O médico deve ser visitado regularmente, a dieta deve ser balanceada e exercícios devem ser praticados ao menos três vezes por semana.

Por fim, um tempo livre com os entes queridos é fundamental. Não deixe que a correria do dia a dia distancie você dos seus relacionamentos. Socializar é uma necessidade básica do ser humano e a troca de amizade, afeto e amor são essenciais para a autoestima de cada um, evitando o sentimento de isolamento e ajudando a descontrair.

0 comentários: