Vencer medos para se destacar na carreira


“Nossas dúvidas são traiçoeiras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, pelo simples medo de arriscar”, William Shakespeare


É normal temer o que é novo, fora do comum ou que vai além de nosso campo de experiência. Esse medo de tentar algo diferente é muitas vezes caracterizado pela forma sutil, quase inconsciente, com a qual nos reprimimos toda vez em que uma oportunidade na carreira aparece. Uma forma simples – e improdutiva – que muitos encontram para se livrar desse sentimento é evitando lidar com ele, procrastinando e até, no pior dos casos, se autossabotando.

O sentimento de medo do sucesso costuma ter várias origens, como não se sentir capaz de lidar com a pressão, não atender às expectativas dos outros ou até de se achar menos competente do que realmente é. Quem se sente dessa forma acaba perdendo muito tempo em relação aos demais, para conquistar os seus objetivos. De certa forma é compreensível, pois todos ficam mais ou menos ansiosos com os planos do futuro e nem sempre conseguimos estar otimista.

A maioria das pessoas deseja genuinamente o sucesso. É a falta de confiança em si mesmo que faz muitos acreditarem que não serão capazes de dar conta do recado, o que leva a estagnação profissional e até pessoal. Mas para crescer e evoluir, é preciso manter a mente aberta e estar disposto a encarar novas situações, tendo determinação para sair da inércia e da zona de conforto.

0 comentários: