A importância do autoconhecimento profissional para ascensão na carreira

Você se conhece? A princípio essa pode parecer uma pergunta boba, no entanto, somente quando realmente analisamos seu contexto é que percebemos a profundidade por trás do questionamento. Se conhecer não é somente saber se você gosta ou não de algo (apesar de isso já ser um grande passo), mas sim o fato de saber como reagir aos desafios que a vida, tanto profissional quanto pessoal, impõe.

Entre os reflexos do autoconhecimento, que resultam em ações estimulantes para a evolução na carreira, está o controle das emoções. O equilíbrio emocional pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas no trabalho.

Possuir consciência de seu perfil profissional também é deveras importante no processo de crescimento na profissão. As atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho, pautados pelo já citado controle emocional, são parte do pacote de pequenos, porém importantes detalhes do autoconhecimento.

Porém, conhecer a si mesmo, além de não ser uma tarefa fácil, leva tempo. Começar a observar nossos sentimentos e atitudes em frente a diferentes situações e, logo após, fazer a devida análise, são exercícios de grande valia nesse processo de saber quem é você. Se questionar é também outra grande dica para seuir rumo a estrada daqueles que sabem realmente quem são.

Por fim, dedique tempo para si mesmo, ou seja, passe algumas horas sozinho e descubra que você pode ser uma ótima companhia para o seu eu interior. Desta forma, tanto no trabalho como na vida pessoal, a visão e percepção do ambiente ao redor aumentará e, com isso, sua essência natural será descoberta sem esforço. Basta apenas olhar para dentro de si e, aos poucos, o autoconhecimento virá. 

0 comentários: