Mudar de emprego é mesmo uma necessidade?




Com períodos tortuosos que atualmente a economia mundial e, consequentemente, o mercado de trabalho andam passando, as questões financeiras acabam por falar mais alto na vida dos profissionais. Devido a isso, muitas pessoas aproveitam a virada de ano para também dar uma agitada na carreira, buscando assim novas oportunidades de emprego.
Contudo, dependendo da situação, nem sempre mudar de emprego pode ser uma boa escolha ou até mesmo o fim de um problema. Antes de sair por aí distribuindo currículos ou pedindo desligamento da empresa que pertence é preciso primeiramente ficar atento a outros fatores, como por exemplo o momento do setor.
Conforme falamos mais acima, a dificuldades da economia tem feito com que muitas pessoas insistam em dar importância apenas ao salário na hora de pensar em mudança de emprego e isso, pode acarretar grandes decepções na vida profissional. Dinheiro é bom e todo mundo gosta, mas é preciso avaliar o ambiente, o setor, as pessoas e a empresa que você está e aquela que você vai se candidatar. Nem sempre tudo é ruim ou um mar de rosas.
A mudança de emprego deve ser muito bem pensada. O que está te motivando a sair da empresa? Pode ser insatisfação com as atividades, falta de aprendizado ou realmente o encerramento de um ciclo, mas o importante é saber o real motivo e a relevância da decisão.
Outro ponto a se questionar é se a empresa para qual você vai mudar lhe oferecerá oportunidades de crescimento ou se você será mais um profissional na grade de funcionários da organização. Não adianta trocar seis por meia dúzia ou sair de um emprego que te oferece oportunidades para ir a outro que vai te engessar.
Para fechar, analise como está o setor para qual você pretende ir. A área ainda é ótima para atuação ou está passando por crises? Entender o panorama sobre a sua situação atual e as novas perspectivas oferecerá uma visão mais ampla sobre as vantagens e desvantagens de mudar de emprego. Tendo em vista todo esse processo ficará muito mais fácil bater o martelo e se desenvolver na carreira.

0 comentários: