O que ainda está por vir

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Futuro é uma palavra pequena, mas muitas vezes uma grande preocupação, tanto para os jovens recém-formados quanto para os profissionais já atuantes no mercado. Terminado o curso de graduação, é comum o surgimento da pergunta: “e agora, o que fazer?” Como começar a vida profissional é uma das grandes dúvidas de milhares de jovens que se formam todos os anos. Já os profissionais mais antigos costumam ser afetados por dois males que influenciam o futuro profissional: o descontentamento e a falta de perspectiva. Contudo, para as situações apresentadas anteriormente existe uma solução: fazer uso da Administração.
Planejar, organizar, dirigir e controlar: estas são as quatro imprescindíveis funções desempenhadas pelos Administradores e que, na verdade, deveriam ser realizadas por todos, principalmente ao que concerne à carreira. O planejamento é o primeiro passo a ser dado, é o momento de estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados em um, cinco, dez ou vinte anos, isto é, saber o que quer e aonde quer chegar, determinando prazos para que os sonhos se tornem realidade.
Nessa etapa, o primordial não é a periodicidade dos planos, se são a curto, médio ou longo prazo, e sim a disciplina em sua execução. Nesse ponto, entramos na etapa seguinte: a organização. Para que tudo aconteça conforme o previsto, é necessário determinar os métodos a serem utilizados para atingir os resultados desejados. Um curso de idiomas ou de especialização e a participação em seminários e congressos contribuem para o seu aperfeiçoamento e podem ajudar a impulsionar sua carreira.
Dirigir pode ser entendido aqui como a fase de sair da teoria e entrar na prática. Você já sabe o que quer e quais os meios para conseguir, então mãos à obra. Avaliar periodicamente os resultados conquistados e compará-los com os almejados é a etapa de controle. Lembre-se que o planejamento não é algo imutável, à medida que os desejos vão sendo realizados, novas metas devem ser traçadas.
Cabe ressaltar que um departamento não deve ser esquecido: a esfera pessoal. Realização profissional e pessoal são elementos que se complementam e não podem ser dissociados. Não se deve sonhar apenas em ser um profissional bem-sucedido sem pensar na felicidade em sua vida pessoal. Use as orientações apresentadas anteriormente também no campo familiar, dessa forma o êxito em sua vida será completo.

Conheça o ganhador do Kit de Administração

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A ganhadora do Kit de Administração contendo o livro “Cartas a um jovem administrador”, de Idalberto Chiavenato, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad é a @rpcosta.
O sorteio foi realizado através da ferramenta Sorteie.me. Confira o resultado: http://sorteie.me/1FNb3s
Parabéns à ganhadora! Os demais participantes não fiquem tristes, em breve realizaremos outras promoções. Continuem acompanhando as redes sociais do SINAERJ!

Com o apoio dos Sindicatos, estudantes garantem espaços para suas reivindicações

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Nenhum aprendizado dentro da universidade é tão fundamental se não vem acompanhado da prática. A vivência da profissão, ainda nos tempos de faculdade, é tão importante para o desenvolvimento profissional dos jovens quanto para o fortalecimento da categoria profissional na qual eles estão inseridos.
 Mas poucos são aqueles que conseguem aliar tão bem a prática aos ensinamentos dispensados em sala pelos professores. Por razões diversas, muitos não sabem aproveitar o tempo de estudo para estreitar relações com outros profissionais da área e se inteirar das questões pertinentes aos seus trabalhos.
O papel que um Sindicato desempenha no desenvolvimento profissional dos jovens é de extrema relevância. Através de palestras, encontros e na defesa dos direitos garantidos por Lei, os Sindicatos procuram se antever e captar os anseios dos futuros membros da classe. Nesse sentido, o espaço destinado para os novos profissionais nos Sindicatos é mais que garantido.
Por outro lado, os estudantes, por desconhecerem a importância - e até a existência -, mantém uma relação de distanciamento com os Sindicatos. Seja por não saber que podem sim, ainda na condição de aprendizes, fazer parte do corpo de sindicalizados, ou por acharem que somente os profissionais diplomados e atuantes na área são beneficiados.
A cruel realidade é que são eles, os jovens, os mais atingidos pelo mercado selvagem. Muitos têm vínculos precários com empresas e desconhecem os seus direitos perante as leis trabalhistas. E, sob a injustiça dos patrões, alimentam os lucros crescentes das grandes capitais. Servem de experiência para a flexibilidade e começam, logo nos contratos que as empresas apresentam, com condições salariais que nem sequer são parecidas as dos trabalhadores que lá estão.
O desconhecimento dos direitos é generalizado, uma vez que nas universidades não se falam em Sindicatos, muito menos em acordo coletivo, e em direitos dos trabalhadores.
Embora essa realidade esteja começando a mudar – é crescente, porém mínimo, o número de estudantes participando de atos dos Sindicatos – muitos não são informados que podem se unir aos Sindicatos para conquistar seus direitos. Resta a eles saber que com o apoio dos Sindicatos é possível conseguir melhorias e garantir um espaço para reivindicações que vão muito além dos interesses acadêmicos.

Networking pode ser a chave para o sucesso

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Seja para profissionais recém-formados ou para aqueles que já possuem longos anos de carreira, networking é fundamental. No bom português, essa palavra significa rede de contatos. Dessa rede devem fazer parte, principalmente, pessoas da sua área profissinal. Mas, engana-se quem pensa que o networking serve somente na hora do sufoco, sobretudo quando se está desempregado. Uma boa rede de relacionamento deve ser baseada na reciprocidade. Ela até pode ajudar na hora de se conseguir uma colocação profissional, porém pode ser usada para outras finalidades, como a troca de informações e o aprendizado profissional.

Para ter uma rede de relacionamento é preciso saber se comunicar e isso pode ser um problema para as pessoas mais tímidas. Estar informado sobre o que acontece no País e no mundo pode ajudar na hora de iniciar uma conversa. Perguntar sobre o trabalho da outra pessoa ou o que ela está achando do evento também pode ajudar. Crie e treine suas técnicas de conversação. Afinal, o importante é se comunicar.

Como construir e manter o seu networking:

1- Frequente cursos, palestras e eventos da sua área. É uma boa forma de conhecer novas pessoas.

2- Se possível, faça um cartão de visita com seu nome, cargo, telefone e e-mail. Isso facilita a troca de contatos em um evento.

3- Quando trocar cartão com alguém faça uma breve descrição da pessoa atrás do cartão que recebeu para poder se lembrar dela depois.

4- Faça uma lista de todos os seus contatos, com nome, telefone e data de aniversário. Afinal, tão importante quanto conhecer novas pessoas é preservar as amizades antigas.

5- O networking se constrói com o tempo. Não saia por aí enviando currículo para alguém que você conheceu ontem.

6- Não procure seus contatos somente na hora em que precisa, comunique-se com eles periodicamente. Aproveite ocasiões especiais, como aniversário e Natal para isso.

7- Evite os e-mails em massa. Na hora de trocar mensagens, use textos personalizados.

8- A internet é uma grande aliada. Existem sites, como o Linkedin e o Via6, que foram criados especialmente para facilitar os contatos entre profissionais.

Siga o SINAERJ no Twitter e concorra a um kit exclusivo de Administração

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Seguindo o perfil do SINAERJ no Twitter você recebe informações interessantes e atualizadas sobre tudo o que envolve a Administração e ainda pode ganhar um kit exclusivo de Administração contendo o livro “Cartas a um jovem administrador”, de Idalberto Chiavenato, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad.
Para participar dessa promoção é fácil, siga o @sinaerj e retransmita a mensagem: “Quer ganhar um kit exclusivo de Administração? Siga o @sinaerj e RT esta mensagem. A promoção é válida até 16/03 http://kingo.to/sIq”
O nome do vencedor será divulgado em nosso site , blog e em nosso Twitter no dia 16/03. O ganhador receberá o seu prêmio na Sede Administrativa do SINAERJ, no Centro do Rio de Janeiro ou, em casos excepcionais, através dos Correios.
Veja o passo a passo de como participar:
1- Acesse sua conta no Twitter
2- Siga o @sinaerj
3- Poste ou retuíte a mensagem: “Quer ganhar um kit exclusivo de Administração? Siga o @sinaerj e RT esta mensagem. A promoção é válida até 16/03 http://kingo.to/sIq”.

Uma questão coletiva

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Dois termos devem, ou pelo menos deveriam, nortear a vida dos indivíduos: Ética e Moral. Frequentemente usadas pelas pessoas, essas palavras costumam ser empregadas como sinônimos mas possuem conceitos distintos. Em entrevista ao site de notícias G1, Roberto Romano, professor de Ética da Unicamp, esclareceu a diferença:
Ética — é a atitude da pessoa de acordo com as regras determinadas pela sociedade; é uma questão coletiva.
Moral — é o que pensa a pessoa em seu íntimo, seus valores pessoais; é uma questão individual.
Tendo compreendido os significados acima, vamos falar sobre ética. Enquanto pessoas, temos discernimento sobre o que é bom e o que é mau, tanto para nós quanto para os outros. Mas, e enquanto profissionais, em que devemos basear nossas atitudes para agir de acordo com os princípios éticos? Para facilitar a reflexão acerca dos comportamentos éticos, cada profissão possui o seu código de ética.
O Código de Ética dos Administradores trata dos direitos, proibições e deveres dos profissionais. Nele, são expressas necessidades como o exercício da profissão com zelo, diligência e honestidade, de manter elevados o prestígio e a dignidade da profissão e ter para com os seus colegas de categoria consideração, apreço, respeito mútuo e solidariedade.
Uma boa Administração é a chave para o funcionamento próspero de qualquer empresa. Por isso, é vital que os Administradores sigam a conduta ética, já que têm o importante trabalho de gerenciamento não só da área financeira como também de pessoas.
É essencial lembrar que, ao participar da cerimônia de colação de grau, todos os Administradores fazem o seguinte juramento:
“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais; observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.” (Aprovado pela Resolução Normativa CFA número 201/98).
O Código de Ética dos Administradores pode ser lido na íntegra no site do SINAERJ.

Utilize o Marketing Pessoal em proveito da sua carreira

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Marketing não é uma ferramenta exclusiva para a promoção de uma empresa ou produto, pode e deve ser usada também para promover pessoas, no que chamamos de Marketing Pessoal. Como já dissemos em um post anterior, ser bem-sucedido depende de você e o Marketing Pessoal é um dos instrumentos usados para obter o sucesso profissional.
Para aqueles que já estão empregados, o Marketing Pessoal pode ser um meio de se destacar no ambiente profissional e para os que buscam uma colocação no mercado de trabalho uma forma de sobressair em meio a tantos concorrentes.
Seja em uma grande empresa ou em uma de menor porte, todo profissional gosta de ser prestigiado. Mas nem sempre é fácil ser notado, sobretudo nas grandes corporações e em meio a tantos outros funcionários.
Independente do seu grau na hierarquia, todo funcionário, como parte integrante da empresa, contribui diretamente para o êxito ou fracasso da instituição e por isso seus esforços devem ser valorizados. Porém, cabe lembrar que reconhecimento é bom, mas não se deve esperar uma condecoração ou felicitação por cada tarefa cumprida.
Assim como tantas outras coisas na vida, o Marketing Pessoal requer um planejamento. Aproveite esse início de ano para determinar seus objetivos e faça uma lista, mas não se esqueça de colocar os planos em prática. Confira a seguir algumas dicas para usar o Marketing Pessoal em proveito da sua carreira:
1-      Saiba o que quer e aonde quer chegar. Estabeleça objetivos e estratégias para cumpri-los.
2-      Tenha em mente quais são suas qualidades e seus defeitos. Aprimore seus aspectos positivos, mas trabalhe, principalmente, para melhorar os negativos.
3-      Lembre-se que Marketing Pessoal não é exibicionismo. Se fizer mau uso dessa ferramenta, ao invés de ser visto de forma positiva poderá ficar com fama de chato.
4-      Preocupe-se com a sua autoimagem. Nesse aspecto inclui-se a vestimenta adequada de acordo com a empresa, a postura e a comunicação oral.
5-      Bom-humor e educação também ajudam a construir uma imagem positiva.
6-      Procure sempre ser parte da solução e não do problema.
7-      Seja pró-ativo e sempre que puder tome a iniciativa.
8-      Tenha dedicação na hora de cumprir as tarefas.
9-      Saiba trabalhar em equipe e valorizar o trabalho dos demais.
10-   Construa uma rede de relacionamento, o chamado networking.