Concurso Cultural promovido pelo SINAERJ premiará os três autores das melhores frases que definam o que é ser Administrador

0 comentários

Participar do “Concurso Cultural 46 anos da Administração no Brasil” é fácil. Escreva uma frase (slogan) definindo o que é ser Administrador, em até 250 caracteres, e envie para o e-mail concurso@administradores.org.br até o dia 31 de agosto. Cada pessoa poderá concorrer com uma única frase.
Junto à frase (slogan) o Administrador deverá enviar por e-mail seu nome completo, telefone, nome da empresa, cargo e número do registro no Conselho Regional de Administração. Já os universitários, além do nome completo e telefone, devem enviar o nome da universidade, período e curso.
Uma comissão julgadora selecionará as cinco melhores frases, que serão submetidas à votação popular no Blog do SINAERJ do dia 2 de setembro ao dia 8 de setembro. Os autores das três melhores frases, escolhidas na votação, serão premiados. O primeiro lugar receberá um notebook, o segundo lugar será contemplado com um tablet e o autor da terceira frase mais votada receberá um kit de Administração, contendo o livro “50 casos reais de Administração”, de Peter Drucker, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad.
Os nomes dos vencedores e suas respectivas frases (slogan) serão divulgados no dia 9 de setembro, data em que a profissão de administrador completa 46 anos, nos veículos de comunicação do Sindicato.
Podem participar deste concurso todas as pessoas físicas, residentes e domiciliadas no Estado do Rio de Janeiro, desde que sejam Administradores com registro no Conselho Regional de Administração ou estejam cursando o Ensino Superior em Administração.
A participação no concurso implica na aceitação total e irrestrita do regulamento. Clique aqui para ler as regras do concurso.

SINAERJ fortalece a sua comunicação através do site, redes sociais e informativos eletrônicos

0 comentários

É quase impossível hoje em dia encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em redes sociais. Embora muitos ainda desconheçam o significado destas duas palavras, o uso de suas ferramentas tornou-se quase que obrigatório para muita gente.
Seja para conseguir um emprego, entreter, ver novidades, ou simplesmente estreitar os laços de amizades, sites de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, por exemplo, têm revolucionado a forma de fazer comunicação no mundo contemporâneo.
Em meio a tantos impactos positivos, empresas, associações e sindicatos aproveitam estas transformações e criam novas estratégias para se relacionarem com as pessoas que estão diretamente ligadas a elas, fortalecendo assim a sua imagem e ampliando o seu leque de informações.
A quantidade de usuários nessas redes sociais atraiu à atenção dessas corporações, que começaram a investir pelas facilidades e pelos resultados garantidos. Tanto que, se uma instituição não se preocupa com as informações que são discutidas na rede hoje em dia, ela é considerada fora do mercado.
Disposta a atender a essa nova forma de comunicação, o SINAERJ também tenta se aproximar cada vez mais dos Administradores, fortalecendo a sua imagem através das redes sociais. Através de perfis em sites de relacionamentos, fóruns em grupos de discussão, envio de boletins eletrônicos informativos, blog e site institucional, o Sindicato mantém os Administradores, os sindicalizados e a sociedade civil informados.
A principal ação dessa estratégia é, sobretudo, tornar o Sindicato mais acessível, inserindo-o no dia a dia dos Administradores do Rio de Janeiro, informando tudo o que acontece no Sindicato, além de trazer matérias relacionadas à carreira de Administração.
Por outro lado, essa forma interativa de estar em constante contato com os Administradores, faz com que estes tenham uma maior participação no Sindicato. Cabe aos sindicalizados a missão de dialogar, sugerir e discutir questões de seus interesses, através de um feedback cada vez mais imediato e participativo.
        Assim como acontece nas relações pessoais, as mídias sociais estão tornando as relações entre o SINAERJ e Administradores cada vez mais próximos, permitindo com isso, que todos saiam ganhando.

Acompanhe o SINAERJ na internet:

Divulgado o ganhador da promoção no Twitter

0 comentários

Chegou ao fim mais uma promoção do SINAERJ no Twitter. Desta vez, o vencedor irá levar para casa um kit de Administração contendo o livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad.
E a sortuda que vai receber o Kit de Administração é Maria Aparecida, dona do perfil @nenezona44. O sorteio foi realizado através da ferramenta Sorteie.me. Confira o resultado: http://sorteie.me/1QIYFh
Parabéns a ganhadora! Continuem acompanhando o SINAERJ nas redes sociais e fiquem por dentro de tudo sobre Administração e direito dos Administradores. Em breve, novas promoções serão realizadas.

Fracassar é possível

0 comentários


“Perdi mais de nove mil cestas e quase 300 jogos. Em vários momentos da minha vida, falhei. E é isso que me torna um vencedor.” Esta célebre frase de Michael Jordan, um dos melhores jogadores de basquete dos últimos tempos, nos faz refletir sobre uma palavra muitas vezes temida: fracasso.
Eis algumas considerações importantes sobre ele:
  • Falhar em determinado momento na vida é absolutamente normal, difícil é encontrar alguém que nunca tenha errado uma vez na vida;
  • Somos fruto de nossas escolhas, portanto o fracasso e o sucesso são resultados que dependem única e exclusivamente de você;
  • Fracasso não é, necessariamente, falta de capacidade.
Nem sempre a falta de êxito significa o fim, mas pode, na maioria das vezes, representar um recomeço. O importante no fracasso é o aprendizado que dele se tira. Eike Batista, por exemplo, já teve uma empresa de jipes que não deu certo e outro negócio no ramo da tecnologia que também não foi adiante. Mas, atualmente um dos empresários mais ricos dos Brasil, Eike relatou que essas experiências serviram como aprendizado e como uma tremenda injeção de ânimo.
O fracasso não é definitivo, apenas para quem desisti de tentar. A vitória é uma tentativa que deu certo, portanto continue tentando até acertar. Não deixe que o medo de fracassar o impeça de tentar e lembre-se do que Henry Ford disse certa vez: “O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade”.

Acordo Coletivo de Trabalho: asseguração dos direitos dos trabalhadores

0 comentários

Fundado em 30 de dezembro de 1977, o SINAERJ tem como finalidade a defesa e representação legal dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro. Para cumprir esse propósito, o SINAERJ faz uso de alguns instrumentos. Um deles é o Acordo Coletivo de Trabalho, através do qual o Sindicato negocia individualmente com as empresas melhorias de remuneração e condições profissionais para a categoria.
Atualmente, o SINAERJ participa das lutas e campanhas salariais (2011/2012) de inúmeras empresas, dentre elas: Eletrobras, Eletronuclear, Furnas e Emater, que possuem o mês de maio como data-base. Em julho entrará em negociação com a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) e, em novembro, com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil).
Além destas, o SINAERJ também celebra acordo com a CEDAE e, no presente momento, o Sindicato está em fase de retomar as negociações com a Emgepron. Em breve, entrará em negociação com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Os acordos vigentes podem ser visualizados na íntegra em nossa página na Internet: www.administradores.org.br

Há que se ter habilidade para administrar

2 comentários

“O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa. Assim sendo, para o bom desempenho na gestão de negócios, os Administradores necessitam ter habilidades específicas.
É raro encontrar um profissional de Administração que desempenhe suas atividades isoladamente, isto porque administrar, impreterivelmente, envolve o trabalho em equipe. E é aí que entra a habilidade humana, ou seja, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha e criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.
Por falar em alcançar metas, para isso é preciso ter outra aptidão: habilidade técnica, que se refere à execução do trabalho operacional e consiste no uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização das tarefas específicas.
Outra capacidade inerente aos Administradores é a habilidade conceitual, que é a compreensão da empresa como um todo, a interdependência entre os seus setores e que qualquer mudança em uma das partes afetará as demais. É capacidade que permite que o Administrador se comporte de acordo com os parâmetros e objetivos da empresa, coordenando e integrando todos os interesses e atividade de uma organização.
Em suma, as habilidades técnicas, conceituais e humanas não são, necessariamente, inatas e podem ser desenvolvidas com o tempo, mas são imprescindíveis para a execução eficaz do processo administrativo.

SINAERJ sorteia kit de Administração no Twitter

0 comentários

O perfil do SINAERJ no Twitter está com uma nova promoção. Se você quer concorrer a um kit de Administração contendo o livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, uma camisa do SINAERJ, um porta-lápis, um cordão para crachá e um mouse pad, basta seguir três passos:
1- Acesse sua conta no Twitter
2- Siga o @sinaerj
3- Poste ou retuíte a mensagem: “Siga o @sinaerj, RT esta mensagem e concorra a um kit de Administração. A promoção é válida até 13/07. http://kingo.to/ECu”
O sorteio será realizado no dia 14/07 através da ferramenta Sorteie.me e o nome do ganhador será divulgado em nosso site, blog  e em nosso Twitter.