A arte de falar em público

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A maioria das pessoas geralmente tenta escapar, passar a vez ou dar uma desculpa quando o assunto é falar em público. Esse tipo de postura é bastante prejudicial para o desenvolvimento profissional. Ninguém nasce um excelente orador. Claro que existem pessoas que possuem o dom de falar em público, mas mesmo elas desenvolveram essa capacidade com o tempo e a prática.   

Por isso, veja algumas dicas interessantes para falar bem em público:
  1.      Saber se expressar é essencial para ser bem-sucedido no mercado de trabalho, e fora dele também. Ter ou elaborar ideias brilhantes não é o suficiente, você precisa saber vendê-las também.
  2.      Para conseguir um bom desempenho na hora de falar em público é necessário que você primeiramente domine o tema a ser abordado. Então leia, estude e pesquise muito, pois é praticamente impossível fazer uma boa apresentação se você desconhece o assunto ou se ele foi apenas decorado.
  3.      Fale de forma simplificada no momento de passar a informação, um número maior de pessoas irá atingir o entendimento sobre o tema. Não adianta ficar falando difícil ou dando muitas voltas, assim as pessoas não vão entender o seu discurso e você ainda corre o risco de perder o foco.
  4.      Converse com a sua família, seus amigos e conhecidos sobre o assunto que você pretende apresentar para público. Além de ajudar a fixar o tema, você também vai poder analisar se está sendo coerente no seu modo de falar e explicar.
  5.       Tente identificar o público alvo para saber qual tipo de linguagem utilizar. A sua forma de falar irá gerar intimidade com o público e facilitar a comunicação.
  6.       Domine também a sua expressão corporal. Todo mundo já ouviu aquela famosa frase: “O corpo fala”, pois é verdade, ele fala mesmo. A sua postura vai dizer o que você está sentindo. Tenha cuidado principalmente com as suas mãos, não as esconda ou as coloque dentro do bolso, pois você vai parecer uma pessoa insegura. Use sempre as mãos para gesticular, mas sem exagero.
  7.       Ficar nervoso é normal, entretanto não se deve transformar os discursos, apresentações, trabalhos acadêmicos ou participações em reuniões em grandes vilões.
 Então, não deixe para amanhã o que você pode aprender hoje. O tempo passa rápido no mercado de trabalho e você acabará ficando para trás se não tiver algum diferencial. E saber falar em público é o básico para se galgar uma grande carreira.

Estágio: ponto de partida no caminho rumo ao desenvolvimento profissional

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    O estágio geralmente é a primeira etapa para o estudante se inserir no mercado de trabalho. É por meio dele que o estudante vai adquirir experiência profissional para seguir a sua carreira.
    Essa preparação agrega vários benefícios para o estudante, pois ele tem treinamento prático que adiciona conhecimento, recebe uma remuneração pelo seu trabalho e dependendo do seu desenvolvimento no estágio, o estudante, após a conclusão do seu curso, pode ser contratado pela empresa.
    Além disso, o estagiário tem a oportunidade de fazer um bom networking (se relacionar com os profissionais da sua área). O network faz a diferença na hora de fechar um negócio ou procurar um novo emprego, principalmente para o curso de Administração.
    Atualmente as empresas estão cada vez mais exigentes e seletivas nas suas entrevistas. Isso, muitas vezes, ocorre devido à falta de comprometimento de alguns estudantes que só querem cumprir a carga horária do estágio estipulada para o término do seu curso.
    Algumas dicas para se sair bem no estágio:

•    O primeiro passo sempre é o mais difícil. O nervosismo e o medo de errar podem colocar tudo a perder, mas vale ressaltar que você está na empresa para aprender;
•    Seja sempre sincero. Se não sabe fazer determinada atividade, peça ajuda;
•    Demonstre sempre que tem interesse em aprender. As empresas não vão efetivar alguém sem iniciativa;
•    Seja educado com seus colegas de trabalho, você geralmente fica mais tempo com eles do que com sua própria família, então evite fofocas e intrigas;
•    Evite gírias, linguagem vulgar e roupas inadequadas ao ambiente. Cuide da sua imagem;
•    Não seja individualista, no trabalho em equipe não pode faltar sinergia;
•    Não deixe trabalho inacabado. Isso prejudica não só você, mas toda a equipe;
•    Avalie positivamente os feedbacks. Eles são para ajudar você a melhorar, não encare sempre como críticas negativas;
•    Seja pontual, aquela desculpa do trânsito ruim não vale mais, pois você pode sair mais cedo de casa;
•    Não fique com tempo ocioso entrando em redes sociais, sempre há trabalho para ser feito.

Última dica: o seu crescimento profissional ocorre com o tempo e com a experiência não tente pular essa parte e seja curioso, pois todo o conhecimento que você absorver será necessário para se tornar um bom profissional.

Tudo vale a pena, se a alma não é pequena

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Em um de seus poemas cravados na história, o “imortal” Fernando Pessoa possibilitou ao povo português e aos povos de todo o mundo, saborear e constantemente utilizar a seguinte frase: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
Porém, compreender exatamente o conceito embutido e conseguir levar a vida com a necessária decência, moral, ética, respeito ao próximo etc, é uma proeza que a sociedade exige, mas que inúmeros mortais insistem em não atingir.
Por certas vezes os atos ilícitos são de tamanha proporção que até parece que os adeptos à falta de decência interpretaram a frase contida no poema “Mar Português”, como se fosse a indicação e a autorização necessárias para se fazer tudo na vida, independente de ser imoral ou criminoso.
Utilizando a soberana licença poética é possível perceber que a atual Diretoria do SINAERJ soube e continua sabendo pautar a sua linha política, administrativa e financeira, tendo como base os lados moral e inspirador indicados na frase de Pessoa.
Exatamente por isso e por não terem “a alma pequena” é que os membros que compõem os três poderes do Sindicato (Diretoria Executiva, Diretoria Adjunta e Conselho Fiscal) estão se empenhando e trabalhando, prioritariamente, em favor dos anseios dos Administradores e da valorização da profissão, sem tampouco se esquecer de buscar diariamente o crescimento e desenvolvimento do SINAERJ.
Os avanços, as conquistas e as realizações resultantes do correto trabalho realizado nos últimos anos, acrescidos da intransigente luta em favor da categoria, demonstram de forma inequívoca que realmente a Diretoria do Sindicato segue a máxima de que “tudo vale a pena”, desde que a ética, a moral e a competência estejam presentes, pois estes são componentes imprescindíveis dos que não têm “a alma pequena”.
Mas, mesmo continuando presente em nossas mentes tudo que já foi realizado e conquistado, sabemos que não podemos fechar os nossos olhos e deixar de perceber que muito ainda precisa ser feito. Por assim ser, reafirmamos os nossos compromissos de continuar buscando avanços e conquistas para os Administradores sejam estes de empresas públicas ou privadas, pois a nossa Diretoria realmente crê que, de forma legal, “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

Oito anos de gestão e muitas histórias para contar

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Após 13 anos tentando, Lula finalmente é eleito Presidente do Brasil. Dólar chega a R$ 4. Seleção Brasileira vence a Copa do Mundo e se torna pentacampeã. Todos esses fatos anteriormente citados marcaram o ano de 2002, mas fique tranquilo, nós não voltamos no tempo. Isso é apenas para lembrar que, desde então, muitas coisas mudaram no Brasil e no mundo. Para os Administradores não foi diferente.
Ao mesmo tempo em que o País ganhava uma nova gestão, o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (SINAERJ), com sua nova Diretoria, eleita em 2002, iniciava uma renovada fase de Administração, liderada por Edson Machado, e com outros companheiros que até hoje estão conosco na luta pela defesa dos direitos e interesses da categoria: Reinaldo Antônio da Silva, Reginaldo Souza, Jair de Carvalho, Luiz Correia, Heldon Barbosa, Orlando d’Almeida, Carlos Manhães e Antônio Alberto. Nessa época, compunha o Conselho Fiscal, como efetiva.
Esse primeiro mandato, vigente de 2003 a 2005, foi o momento de mostrarmos nossas habilidades como Administradores e colocar ordem na casa, como se diz popularmente. Foram anos de trabalho intenso: havia dívidas para sanar e muitas outras coisas para organizar; buscamos nos aproximar dos estudantes e dos profissionais já atuantes no mercado; instituímos os Delegados Sindicais, a fim de ampliarmos nossa atuação dentro das empresas, e demos maior ênfase às negociações de acordos coletivos de trabalho.
Os Administradores nos deram um voto de confiança e, com algumas mudanças na composição da Diretoria, fomos reeleitos para o triênio 2006/2009 e pudemos prosseguir com o nosso trabalho, só que desta vez assumi o controle da Diretoria Financeira. Foram promovidos eventos, encontros e palestras no auditório do Sindicato, visando expor temas de interesse e que contribuíssem para a formação dos Administradores. A Diretoria também acompanhou de perto as reivindicações dos colegas da Prefeitura do Rio de Janeiro, a luta pela posse dos Administradores concursados de Furnas, o caso das demissões de professores Administradores da UNIBennet e encaminhou denúncia de exercício ilegal da profissão na CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica). Em 2006, a partir da forma austera com que as finanças passaram a ser controladas, as pendências financeiras foram finalmente saneadas, o superávit foi alcançado e, assim, foi possível investir em aquisições importantes para o Sindicato. Dessa forma, houve a aquisição de um automóvel para viabilizar os trabalhos externos realizados pela Diretoria.
Com a aprovação dos sindicalizados, que mais uma vez nos deram um voto de confiança para prosseguir à frente da Direção do SINAERJ, com outras pequenas mudanças em sua composição, a Diretoria foi empossada para mais um mandato, que teve início em 2009 e perdurará até o final de 2011. Dessa forma, demos sequência aos trabalhos iniciados e continuamos firmes em nossa missão: representar e defender direitos e interesses da categoria perante as autoridades. Nesse período os superávits continuaram e, assim, investimos na aquisição de três subsedes: Teresópolis, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.
O ano de 2010 começou com uma grande vitória para a categoria no Estado, obtida graças ao
trabalho do SINAERJ: a conquista do piso salarial para os Administradores no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, o Sindicato voltou seus esforços para que o Projeto de Lei 7280/10, que descaracterizava a profissão de Administrador, não fosse aprovado e nessa luta, como em tantas outras, o SINAERJ pode contar com o apoio e a mobilização dos Administradores do Rio de Janeiro.
Sabemos que ainda há muito por fazer, mas esse breve relato serve para relembrar as muitas transformações pelas quais passou o nosso Sindicato. O realce no pronome possessivo nosso significa que o SINAERJ pertence a todos nós, Administradores e estudantes de Administração do Rio de Janeiro e, por isso, a união da categoria é fundamental.

O significado da Reforma Trabalhista para as principais camadas da sociedade

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    Trabalhadores, empregadores e sindicatos são os três principais grupos envolvidos quando se fala em alterar as leis do trabalho, isto é, em Reforma Trabalhista. Podendo ser benéfica por um lado e ter efeitos negativos por outro, a Reforma é um assunto que merece ser amplamente discutido antes que qualquer decisão seja tomada. O maior objetivo das mudanças propostas é a modernização da legislação atual, sempre com vistas à proteção do trabalhador, contribuindo para a geração de novos empregos e para o desenvolvimento do País.
Menos impostos mais empregos
PIS, Cofins, Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), IPI, ICMS, ISS são alguns exemplos de tributos, que tanto sobrecarregam as empresas. Em decorrência, um dos pontos discutidos na Reforma Trabalhista é a desoneração da folha de pagamentos.
Além disso, os empregadores arcam, para cada funcionário, com os seguintes gastos: 30 dias de férias anuais remuneradas, 1/3 de salário sobre férias; 13º Salário; aviso prévio;Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sobre salário mensal; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sobre 13º Salário, Aviso Prévio e Férias; multa de 40% sobre FGTS no caso de demissão do empregado por parte da empresa contratante; férias sobre Aviso Prévio; 13º salário sobre Aviso Prévio; FGTS sobre rescisão contratual (13º e Aviso Prévio); INSS sobre Salário; e INSS sobre Férias e 13º. Tantos encargos trazem duas sérias consequências: a informalidade e a terceirização. A redução de impostos geraria um custo operacional bem menor que o atual e, assim, possibilitaria a geração de novos empregos.
O que muda para os empregados
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), princípio que rege a contratação formal dos trabalhadores, foi criada para regulamentar as relações de trabalho e também para proteger os trabalhadores. Assim sendo, é preciso que o Governo tenha cuidado ao aprovar qualquer mudança na legislação trabalhista para que os direitos trabalhistas, conquistados com muita luta ao longo de décadas, não sejam aniquilados e para que não haja a precarização das condições de trabalho.
A princípio, no que tange aos trabalhadores, o que se discute na reforma é a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; a participação dos empregados no lucro das empresas; pagamento de horas extras com folga e não dinheiro.

Da carta à mensagem no Facebook: Internet revolucionou a comunicação

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Há nove décadas, para que ocorresse comunicação entre parentes que residiam em países diferentes, eram utilizadas as cartas. Até pouco tempo atrás, para se felicitar alguém por seu aniversário, o meio usado era o telefone. Para acompanhar as notícias, jornal, rádio e televisão eram imprescindíveis. A busca por um emprego contava essencialmente com os classificados do jornal impresso. Mas isso tudo mudou no exato momento em que o mundo entrou na chamada “Era da Internet”.
É um fato irrefutável que a rede mundial de computadores mudou completamente a dinâmica das relações humanas. Praticamente todas as situações supracitadas foram substituídas por e-mail, scraps no Orkut, mensagens no Facebook, tweets, sites e blogs. Como tudo na vida, essa mudança possui aspectos negativos, mas não se pode negar que a velocidade na comunicação e a difusão do conhecimento são fortes argumentos a favor da Internet.
Essas transformações ocorreram não só na esfera pessoal, mas também no campo profissional e organizacional. Ferramentas já citadas, como email, sites, blogs e redes sociais, aproximaram também pessoas e empresas, organizações de classe e a categoria representada. E o SINAERJ não ficou alheio a essa revolução tecnológica.
Através de suas ferramentas de comunicação, o Sindicato coloca os Administradores no Rio de Janeiro a par de tudo que é relevante e concerne à profissão. No site e blog, constantemente atualizados, o Administrador pode ler informativos, artigos, se informar sobre os acordos coletivos de trabalho, o código de ética e a legislação que regulamenta a profissão. Tudo isso sem sair de casa, apenas com alguns cliques.
Nas redes sociais do Sindicato (Twitter, Facebook e Orkut), Administradores e estudantes de Administração podem dirimir dúvidas, receber informações sobre concursos, cursos, entre outras, além de poder interagir com outros profissionais da área. É por assim ser e por valorizar o contato com a categoria, seja para dúvidas, sugestões ou críticas, que o SINAERJ investe cada vez mais em suas ferramentas de comunicação.

Conheça outros meios de comunicação do SINAERJ

Duas estudantes, uma paixão: a Administração

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Maria do Carmo Costa da Silva e Viviane Rodrigues Damaceno são duas mulheres que não se conhecem, mas têm pelo menos uma coisa em comum: as duas, mesmo que por razões distintas, descobriram na Administração a sua vocação.
A escolha profissional de Maria, que está no 4º período, na UNISUAM, foi motivada por sua experiência no trabalho: “já tem 14 anos que trabalho como Gerente de Vendas e vivo dia a dia tendo que administrar uma loja e devo, todos os meses, alcançar metas e objetivos”, conta Maria.
Já Viviane, que estuda nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e se formará no final de 2011, quase seguiu por um caminho diferente, mas no fim a vocação falou mais alto: “na realidade sempre sonhei com a área da saúde, fiz um curso tecnólogo em radiologia e estagiei em hospital. Fazia estágio nos fins de semana e trabalhava em uma empresa como Gerente Comercial em que lidava com trâmites administrativos durante a semana. Percebi que eu estava me enganando, pois o que eu mais gostava era o meu trabalho administrativo-comercial. Então decidi mudar tudo e fazer o curso pelo qual eu tinha me apaixonado.”
Elas não estão sozinhas nessa escolha. Dados do último Censo do Ensino Superior, divulgados no início do ano pelo Inep, indicaram que em 2009 cerca de 1,1 milhão de pessoas se matricularam no curso de Administração, tornando o curso o mais procurado nos últimos tempos.
Mesmo diante da concorrência acirrada, quando questionadas sobre as perspectivas em relação ao mercado de trabalho, Maria e Viviane não têm dúvidas: “são as melhores possíveis, pois hoje grandes empresas estão residindo no Rio, por isso tenho certeza que há muitas oportunidades, relata Maria. Viviane complementa: “são muito boas. Mas tenho que me mexer para sair do lugar e ser reconhecida pelo meu trabalho.”
O depoimento delas expressa uma realidade, a de que existem muitas vagas para quem deseja seguir na carreira de Administrador, contudo, muitas vezes, falta qualificação profissional. E essa qualificação provém tanto da qualidade do ensino nas universidades, quanto do investimento em cursos complementares, como os de idiomas, por exemplo.
Além disso, o que os estudantes de Administração precisam saber são as atribuições dos Sindicatos e isso Viviane e Maria demonstram já conhecer: “acho que eles devem levar informações variadas relacionadas à profissão até o profissional, que muitas vezes está envolvido em seu trabalho e não consegue se atualizar. Além de dar apoio na melhoria tanto do ensino quanto da atuação do profissional no mercado”, afirma Viviane. “Os sindicatos tem o papel de representar e defender os nossos direitos”, conclui Maria.
No que se refere ao SINAERJ, não só Viviane e Maria, mas todos os estudantes de Administração e Administradores no Estado do Rio de Janeiro podem ter a certeza de que podem contar com o apoio do Sindicato no que concerne à profissão e que a Diretoria do SINAERJ está sempre atenta e lutando em prol da categoria.