Conheça os vencedores do
“Concurso Cultural 47 anos da Administração no Brasil”

0 comentários

O público votou e escolheu: a frase que melhor define o que é ser Administrador é “Ser Administrador é aplicar com honestidade, lealdade e paixão todo o conhecimento adquirido e experimentado, em prol de uma Sociedade.”, de autoria da Adm. Rozilda Baptista Galindo, funcionária da Eletrobras, eleita com 2269 votos. Com o prêmio, Rozilda irá receber um notebook e um ano de assinatura da revista Administradores.
O segundo lugar, ficou com Clicia da Silva Tosta, estudante de Administração na Faculdade Arthur de Sá Earp Neto, autora da frase “Ser administrador é ter serenidade para solucionar problemas, foco para atingir metas, paixão por construir ideias e atingir objetivos liderando pessoas”, que recebeu 1983 votos. O segundo colocado será premiado com um tablet.
A frase “Administrador de Empresas: é aquele que conduz os processos, através de pessoas, exercendo liderança, com planejamento, organização, direção e controle.” conquistou a terceira colocação, com 1076 votos. Seu autor, Adm. Cláudio Luiz Fernandez, funcionário da Coca-Cola Andina Brasil, será contemplado com um iPod.
Parabéns aos vencedores! A Diretoria do SINAERJ reitera o agradecimento a todos os Administradores e estudantes de Administração que enviaram suas frases e através do voto direto escolheram a sua favorita.

Escolha a frase que melhor define o que é ser Administrador

0 comentários

A primeira fase do Concurso Cultural 47 anos de Administração no Brasil está encerrada. Agora é com você! Qual das frases abaixo você acha que define melhor o que é ser Administrador? Vote na sua favorita!
O SINAERJ agradece aos Administradores e estudantes de Administração que enviaram suas frases e contribuíram para o destacado sucesso do Concurso.

Escolha a frase que melhor define o que é ser Administrador

Administrador de Empresas: aquele que conduz os processos, através de pessoas, exercendo liderança, com planejamento, organização, direção e controle.
Autor: Adm. Cláudio Luiz Fernandez – Empresa: Coca-Cola Andina Brasil – CRA 20.37895
 
Ser administrador é ter serenidade para solucionar problemas, foco para atingir metas, paixão por construir ideias e atingir objetivos liderando pessoas.
Autor: Clicia da Silva Tosta– Estudante de Administração – Faculdade Arthur de Sá Earp Neto 
 
É planejar como Fayol no passado, organizar e dirigir o presente como Taylor e Henry Ford e controlar como Peter Druker a antecipação do amanhã.
Autor: Jarbas Luiz Garcia de Mello – Estudante de Administração – Faculdade São Camilo 
 
Administrador: valorizando as ideias, tornando possível o impossível, criando desafios para tornar o mundo dos sonhos, um mundo real.
Autor: Adm. Paulo Roberto Ribeiro da Silva – Empresa: Petrobras – CRA 20.26941
 
Ser Administrador é aplicar com honestidade, lealdade e paixão todo o conhecimento adquirido e experimentado, em prol de uma Sociedade.
Autor: Adm. Rozilda Baptista Galindo – Empresa: Eletrobras – CRA 20.313-27
 

resultado parcial...

Princípios da Administração podem ser usados no dia a dia

1 comentários


Quando o assunto é Administração, tanto para questões pessoais quanto para profissionais, planejamento, organização, controle e objetivos são palavras-chave. Esses são os princípios técnicos da profissão que podem ajudar qualquer pessoa a fazer uma boa gestão de várias áreas da vida. Afinal, administrar o lar, o tempo pessoal ou salário do mês são tarefas que exemplificam a prática da Administração no cotidiano.
Uma dona de casa, por exemplo, precisa fazer uma boa Administração residencial. É essencial que ela registre a entrada e saída de dinheiro por determinado período, o que pode ser feito em uma planilha ou em um caderno. Organizando e separando os valores para pagamentos, a dona de casa deve ainda reservar parte da receita para gastos extras. Sempre pode acontecer algo inesperado e uma boa gestora do lar consegue administrar situações imprevisíveis. Ao fazer um planejamento financeiro familiar simples como esse, ela estará seguindo um princípio da Administração justamente o do “planejamento”.
Em hipótese de que a meta da família seja reduzir o valor da conta de água, será preciso que todos os membros desta se empenhem para diminuir o consumo deste recurso. Para alcançar este objetivo, a família estará sob outros fundamentos da profissão, tais como “comando”, “controle” e “coordenação”, além dos que já foram mencionados. Será necessário seguir estratégias que levem ao resultado desejado como, por exemplo, o reaproveitamento da água. A da chuva poderia ser usada para regar o jardim, a que foi usada para lavar roupa, para lavar o chão ou banheiro. Enfim, de tantas possibilidades, a família precisaria unir os esforços tendo em vista a realização dos seus objetivos residenciais.
Mas talvez você não seja o responsável por gerir as receitas e despesas da sua casa, porém, entenda que, se não administrar bem o seu salário, pode acabar gastando mais do que recebe, e isso vai gerar problemas enormes. O trabalhador também precisa organizar seu orçamento pessoal, anotando os valores que entram e saem de sua conta bancária e aplicar os princípios da Administração no seu dia a dia.
Até mesmo a bala e o cafezinho diários precisam estar entre as despesas, e a bonificação da empresa que lhe rendeu um maior ganho financeiro no período também, isso se incluirá na parte do planejamento monetário da pessoa. Deve-se tomar cuidado ainda com o uso excessivo do cartão de crédito e com compras compulsivas. Caso não pague as conta em dia, os juros podem crescer como uma bola de neve, podendo sujar o seu nome e impedi-lo de comprar. Na verdade, o mais importante é que o trabalhador tenha seus objetivos sempre organizados. Se controlar seus próprios recursos, ele fará uma boa Administração financeira e assim evitará grandes transtornos.
Outra área em que os conhecimentos administrativos são comumente aplicados é na gestão do tempo. Afinal, quem atualmente consegue trabalhar, fazer atividade física, estudar, ter momentos de lazer e descansar, todos os dias sem se sentir esgotado física e emocionalmente? Na atualidade, ter tarefas acumuladas e urgentes para serem feitas é normal, mas também é importante reservar tempo para momentos de relaxamento porque isso tende a reduzir o estresse do dia a dia. Se anotar tudo em uma agenda, organizando seus compromissos por ordem de prioridade, seu tempo ficará mais bem planejado.
Na verdade, independentemente do que se pretende administrar, é fundamental que tudo seja feito com organização. Até mesmo não administradores conseguem bons resultados se priorizarem o planejamento, o controle e a direção na execução de suas atividades. Estes são requisitos essenciais para realizar uma Administração eficaz.

Concurso Cultural do SINAERJ celebra aniversário da Administração no Brasil

0 comentários

Celebrando o aniversário da regulamentação da Administração no Brasil, o SINAERJ realiza o “Concurso Cultural 47 anos da Administração no Brasil”, pelo qual irá premiar os três autores das melhores frases (slogans) que definam o que é ser Administrador. As frases (slogans), contendo no máximo 250 caracteres, deverão ser enviadas para o e-mail concurso@administradores.org.br até o dia 31 de agosto.
Cada participante só poderá concorrer com uma única frase. Podem participar do Concurso todos os Administradores do Rio de Janeiro registrados no Conselho Regional de Administração ou que estejam cursando o Ensino Superior na profissão e que residam no Estado. Cada participante, além da frase, deverá enviar ainda por e-mail seu nome completo, telefone, nome da empresa e número do registro no CRA, no caso dos Administradores, ou nome da universidade período e curso, no caso dos Estudantes.
As cinco melhores frases serão selecionadas por uma Comissão Julgadora, que será indicada pelo Sindicato, e estarão disponíveis para votação popular do dia 3 de setembro ao dia 8 do mesmo mês. Os nomes dos três vencedores e suas frases serão divulgados no dia 9 de setembro através dos veículos de comunicação do Sindicato. O SINAERJ irá premiar o primeiro colocado com um Notebook e mais um ano de assinatura da Revista Administradores; o segundo receberá um tablet e o terceiro, um iPod.

Conte-nos: “o que é ser Administrador”, e concorra você também!
Boa sorte!
Para conferir o Regulamento, clique aqui.

Estudantes de Administração podem testar suas habilidades no Torneio Gerencial 2012

0 comentários

Se você quer desenvolver suas habilidades de gerenciar empresas, uma boa oportunidade é participar do Torneio Gerencial 2012. Nesta competição virtual, os participantes formam equipes de até três pessoas e têm o desafio de administrar empresas simuladas, tendo ainda que tomar decisões corporativas.
O Torneio Gerencial, que é realizado na internet, pelo site www.torneiogerencial.com.br, está em sua 14ª edição e é voltado para universitários, estudantes de cursos técnicos ou tecnólogos de todo Brasil. Todos que participarem receberão certificados, que podem ser aceitos pela instituição de ensino como atividade complementar.
Entre as situações que serão enfrentadas pelas equipes, estão demissões ou contratações de funcionários; aquisição de insumos; preço e prazo de venda dos produtos; investimento em instalações, maquinário, propaganda; e outras. Tais decisões deverão ser tomadas pelas equipes a partir de relatórios fornecidos pela coordenação do TG, que consideram juros, inflação, sazonalidade, situação de outras empresas no mercado, etc.
As três equipes que tiverem melhor desempenho serão premiadas com valores em dinheiro: a que ficar em primeiro lugar receberá R$ 5 mil; a segunda colocada, R$ 3 mil e, a terceira, R$ 2 mil. Para participar, basta inscrever sua equipe no site do Torneio até 14 de setembro. Boa Sorte!

Por mais difíceis que sejam, as crises empresariais são oportunidades de crescimento

0 comentários

Ter uma ideia empreendedora e começar um negócio é, para muitos, a realização de um sonho. O dono do negócio espera que um dia a empresa conquiste um lugar de destaque no mercado, e, embora precise de tempo para isso, no futuro ele conseguirá desenvolver sua empresa e terá oportunidades de corrigir falhas e expandir os negócios. Porém, além do desenvolvimento, com o tempo também se aproximam fases difíceis de a empresa se sustentar e o Administrador precisa geri-la com cautela para que a crise corporativa seja apenas uma fase e não prejudique tanto os negócios.
Entre os tipos de crise que podem abalar uma corporação, existem crises internas e externas, que podem acontecer dependendo do tipo de negócio. Alguns exemplos são desastres ambientais, crises financeiras, ações criminosas, fraudes e outros. Adversidades desses tipos prejudicam os rendimentos da corporação e, por isso, lidar com elas requer muita cautela do Administrador. Entretanto, há ainda outras situações que afetam diretamente a sua imagem.
É preciso tomar cuidado com as crises de imagem para que elas abalem a corporação no mínimo possível. Estas são capazes de destruir a reputação da empresa, juntamente com sua credibilidade, que levou tempo para ser construída aos olhos de colaboradores e clientes. Não é à toa que existem no mercado agências de comunicação especializadas em gerenciar crises desse tipo e que são contratadas pelas organizações em risco. Mas a verdade é que toda crise é emergencial e precisa receber o máximo de atenção dos seus gestores.
Por isso, independentemente do tipo de crise que se enfrente, o que mais se recomenda nessas situações aos Administradores é que eles ajam com transparência e mostrem seu compromisso para com a equipe. Pois, se um colaborador não conhece a posição da companhia sobre o problema, isto vai gerar nele insegurança e desmotivação, ao passo que ter uma equipe motivada é o segredo para fazer uma organização progredir. Um empresário, diretor, gerente ou líder precisa incentivar seus funcionários a trabalharem para recuperar o sucesso da corporação, agindo com honestidade e transparência.
As crises podem implicar em uma série de prejuízos para a empresa e também para a sociedade, pois a economia perde postos de trabalho, mas, em todo caso, a boa Administração é aquela que não perde o foco nos objetivos corporativos, mesmo em tempos difíceis e estabelece os caminhos necessários para conduzir a empresa novamente ao destaque de mercado. Afinal, as crises não são de todo prejudiciais, com elas vêm aprendizados e oportunidades de crescimento.

Como ser empreendedor na Administração

0 comentários



O conceito “empreendedorismo” pode ser definido como a iniciativa de criar ou desenvolver ideias de forma inovadora, percebendo os acontecimentos com antecedência. E podemos dizer que o Brasil é um especialista no assunto, como mostrou o do levantamento Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2010). O estudo revelou que o Brasil registrou a mais alta taxa de empreendedorismo entre os países do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), em 2010. Mas, mesmo assim, o índice de mortalidade das pequenas e médias empresas é elevado.
É fácil abrir uma empresa, o que é realmente difícil é mantê-la com suas portas abertas. Isso geralmente ocorre por falta de visão empreendedora ou preparo para gerenciar empresas. Para ser um bom empreendedor, é necessário ter, no mínimo, conhecimento das principais funções administrativas, assim como possuir espírito empreendedor é fundamental para um Administrador constituir empresas bem-sucedidas. A Administração e o empreendedorismo não podem ser tratados como temas distintos, pois um complementa o outro e ambos fazem um profissional bem-sucedido.
Além disso, para ser um empreendedor de sucesso é necessário conhecer bem o ramo em que você vai atuar. O conhecimento e a experiência na área facilitam na solução de problemas. Estar atento às necessidades do mercado é vital, já que é mais arriscado abrir uma empresa se o seu setor já estiver saturado. O mercado é difícil e a concorrência é grande. Por isso, um planejamento bem elaborado é essencial para evitar problemas futuros, como a perda de tempo e de investimento.