A luta pelos interesses econômicos, profissionais e sociais dos trabalhadores

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O mercado de trabalho tem se situado no centro das principais modificações ocorridas no atual momento mundial. Elementos como o desemprego estrutural, tentativas de desregulamentação do sistema legal de proteção ao trabalho, terceirização da mão de obra, flexibilização de direitos individuais e a desigualdade de situações de trabalho são alguns dos principais fatores enfrentados pela maioria dos trabalhadores e seus sindicatos.
Em decorrência dessa situação, as entidades sindicais, das mais diversas categorias profissionais, se veem obrigadas a produzir novas estratégias de ação, dependendo sempre das particularidades existentes na região onde cada uma está instalada. Mas, em via de regra, as entidades repensam funções e objetivos específicos para defender os interesses econômicos, profissionais e sociais dos seus associados.
O principal papel reservado aos sindicatos no cenário mundial é o de conduzir os trabalhadores à resistência das infames propostas patronais, mantendo a organização e a direção na busca pela manutenção dos direitos já consolidados, bem como na luta pela conquista de novos. Sem falar que os sindicatos buscam, hoje, não apenas reajustes salariais mais também vantagens indiretas, tais como: auxílio alimentação, gratificações, reescalonamento de dívidas, salário educação, auxílio creche, entre outros.

Economia verde: a nova tendência sustentável das empresas

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A mais nova tendência das empresas é seguir a sustentabilidade do planeta. Com isso, é possível notar no mercado o crescimento de ofertas de produtos e tecnologias que geram menos impacto na natureza, trazendo para o cenário mercadológico um novo conceito: o dos empregos verdes. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), empregos verdes são “os postos de trabalho decente em atividades econômicas que contribuem significativamente para reduzir emissões de carbono ou para melhorar/conservar a qualidade ambiental”. A OIT diz ainda que, para se manter uma economia mais verde, é preciso ter padrões sustentáveis de produção e consumo, pois, assim, vão se desencadear modificações nas práticas das empresas e mudanças estruturais na economia. Tais transformações na economia precisam criar os incentivos para as empresas investirem, bem como a capacidade necessária para elas adotarem o novo modelo de produção.
Atualmente, o desgaste e a superexploração dos recursos naturais tendem a gerar desemprego e perdas de renda devido aos padrões de produção e consumo vigentes. Ao adotar padrões da economia verde, problemas como a pobreza e as desigualdades sociais começarão a ser resolvidos, pois esses novos padrões econômicos também contribuem para a redução da pobreza. Uma economia mais verde pode reforçar e ser reforçada no mercado de trabalho e com isso desenvolver resultados de desenvolvimento social. Porém, isso não é automático. Tudo dependerá de políticas corretas e da capacidade das instituições de implementá-las.
E é na tentativa de engajar as empresas e sociedades mundiais na defesa do meio ambiente que foram realizadas conferências como a Rio+20 e a Cúpula dos Povos, em meados de junho. Estes eventos conseguiram fazer o mundo, especialmente os Administradores, refletir sobre a preservação da natureza, o reaproveitamento de recursos para gerar menos lixo, o uso de materiais biodegradáveis e atitudes semelhantes. Porém, além da reflexão, novos comportamentos já podem ser percebidos nas pessoas e corporações.
De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), produzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as atividades econômicas que mais contribuem para a redução de emissões e preservação da qualidade ambiental são produção e manejo florestal; geração e distribuição de energias renováveis; saneamento, gestão de resíduos e riscos ambientais; manutenção, reparação e recuperação de produtos e matérias; transportes coletivos e alternativos ao rodoviário e aeroviário, além de telecomunicações e tele-atendimento. Em 2010, a OIT indicou a criação de aproximadamente 2,9 milhões de empregos verdes no Brasil, correspondente a 6,6% do total de empregos formais. Com o “esverdeamento” das ofertas de trabalho, a economia brasileira crescerá à medida em que os setores de energia e recursos ambientais introduzirem tecnologias ambientalmente sustentáveis nos processos de produção.
Por isso, as empresas, na tentativa de se tornarem mais ecológicas e saudáveis, têm lançado mão de várias soluções práticas que minimizam os impactos no planeta. As organizações agora tentam se destacar por produzirem mercadorias com substâncias naturais, que não prejudicam o meio ambiente, cujo descarte seja menos agressivo à natureza ou mesmo por não usarem materiais derivados da exploração do trabalho infantil ou do trabalho escravo. A partir do conceito de sustentabilidade, a empresa passa a se destacar por agir em prol do meio ambiente e da qualidade de vida natural da sociedade. E, desse modo, a competitividade de mercado tende a beneficiar economicamente aquela que mais cumprir com suas responsabilidades socioambientais.
O Administrador precisa estar atento a essas mudanças no cenário mundial, pois, além de representar uma nova tendência de mercado, o desenvolvimento sustentável oferece atitudes que geram emprego e favorecem o planeta como um todo. A sustentabilidade reúne uma série de ações que visam incorporar princípios e critérios socioambientais na rotina das empresas e dos cidadãos, proporcionando para todos, consequentemente, um presente mais consciente e um futuro com melhor qualidade de vida.

SINAERJ apoia manifesto da Diretoria da ASEAC

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Com indignação e questionando as frequentes demissões de funcionários da NOVA CEDAE, a Associação dos Empregados de Nível Universitário da CEDAE – ASEAC - manifestou-se contra as atitudes desrespeitosas da estatal.
Embora tenham acordo coletivo com a empresa, que preconize que, em um ano, possam ocorrer demissões de até 1% de seu quadro funcional, a Diretoria da ASEAC notifica, por informativo, que os funcionários têm sido despedidos sem motivação clara e justificativas devidas, o que é uma falta de respeito com os direitos e princípios fundamentais das relações de trabalho.
A ASEAC tem procurado justificativas para tais acontecimentos, chegando a questionar se a estatal tem feito disso uma retaliação aos funcionários porque muitos deles estão movendo ações judiciais contra a empresa. Mas a Diretoria da associação faz a ressalva de que os entram na justiça contra a NOVA CEDAE o fazem para buscar seus direitos e porque não veem na empresa interesse em resolver administrativamente as questões trabalhistas.
Muitas são as batalhas que a ASEAC tem acompanhado juntos aos empregados, entre elas: novo Plano de Carreiras, Cargos e Salários - PCCS, progressões de carreira, regras para demissões, etc, mas uma vez que tantos entraves se firmam entre trabalhadores e empresa, o melhor é lutar para que o maior patrimônio da companhia não seja prejudicado: o funcionário. A Diretoria do SINAERJ apoia a ASEAC, defende os empregados e repudia a postura da empresa, pois acredita que as relações trabalhistas devem ser sempre respeitadas.

A arte de liderar

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Inspirar, motivar e conduzir são algumas palavras de ação que definem requisitos básicos dos profissionais escolhidos para estar à frente de uma empresa ou de uma equipe. Eles também são conhecidos como líderes. A liderança é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio.
É certo que existem os líderes natos, mas existem algumas características pertencentes a eles que podem ser desenvolvidas por qualquer mortal: competência, comprometimento, responsabilidade, hu-mildade, respeito, entre outras. Compete a um bom líder saber admitir seus erros, delegar tarefas, obter resultados, aconselhar a equipe e transformar críticas negativas em construtivas.
Veja dois tipos de líderes e descubra em qual perfil você se encaixa:


1) Líder autocrático – geralmente não está acessível a opiniões e impõe a sua vontade a seus subordinados. Também é visto como uma pessoa ditadora e autoritária.
2) Líder democrático – é aquele que se preocupa com sua equipe, estimula a participação, orienta e sabe ouvir opiniões. 


É necessário lembrar que a liderança é exercida sobre pessoas, e que saber trabalhar em equipe é também uma virtude dos bons líderes. Dentre os tipos apresentados qual você acha que obtém melhores resultados? E você, que tipo de líder quer ser?

O tempo não para: aprenda a administrá-lo

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Grande parte dos profissionais costuma atrasar algum trabalho uma vez ou outra. Isso é normal acontecer, muitas vezes em virtude da grande demanda de atividades e do acúmulo de funções.
Entretanto, quando o profissional adquire o hábito de atrasar os seus serviços pode ser por que não está conseguindo administrar o seu tempo e desenvolver o seu trabalho de forma organizada.
Para a otimização do tempo é necessário que o profissional realize um planejamento para estabelecer, dessa forma, uma nova rotina a ser seguida com o objetivo de minimizar a perda de tempo, que fatalmente acarreta na perda de produtividade.
Seguem algumas dicas para ajudar a otimizar o seu tempo:
• Organize todo o seu trabalho por ordem de prioridade; • Concentre-se em uma tarefa de cada vez;
• Faça da tecnologia uma aliada: use ferramentas que ajudam a lembrar das tarefas, como calendários online ou o alarme do celular;
• Saiba admitir quando está sobrecarregado e dizer “não” para as solicitações às quais você não terá tempo para atender;
• Não realize trabalhos além dos seus, se você ainda não os terminou;
• Quando estiver produzindo, evite ficar perto do que tira a sua concentração, como telefone, redes sociais ou e-mail;
• Organize seu local de trabalho para que o acesso às informações seja fácil;
• Use seu tempo livre para relaxar, isso ajuda o profissional a produzir melhor.

Conheça os vencedores do
“Concurso Cultural 47 anos da Administração no Brasil”

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O público votou e escolheu: a frase que melhor define o que é ser Administrador é “Ser Administrador é aplicar com honestidade, lealdade e paixão todo o conhecimento adquirido e experimentado, em prol de uma Sociedade.”, de autoria da Adm. Rozilda Baptista Galindo, funcionária da Eletrobras, eleita com 2269 votos. Com o prêmio, Rozilda irá receber um notebook e um ano de assinatura da revista Administradores.
O segundo lugar, ficou com Clicia da Silva Tosta, estudante de Administração na Faculdade Arthur de Sá Earp Neto, autora da frase “Ser administrador é ter serenidade para solucionar problemas, foco para atingir metas, paixão por construir ideias e atingir objetivos liderando pessoas”, que recebeu 1983 votos. O segundo colocado será premiado com um tablet.
A frase “Administrador de Empresas: é aquele que conduz os processos, através de pessoas, exercendo liderança, com planejamento, organização, direção e controle.” conquistou a terceira colocação, com 1076 votos. Seu autor, Adm. Cláudio Luiz Fernandez, funcionário da Coca-Cola Andina Brasil, será contemplado com um iPod.
Parabéns aos vencedores! A Diretoria do SINAERJ reitera o agradecimento a todos os Administradores e estudantes de Administração que enviaram suas frases e através do voto direto escolheram a sua favorita.

Escolha a frase que melhor define o que é ser Administrador

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A primeira fase do Concurso Cultural 47 anos de Administração no Brasil está encerrada. Agora é com você! Qual das frases abaixo você acha que define melhor o que é ser Administrador? Vote na sua favorita!
O SINAERJ agradece aos Administradores e estudantes de Administração que enviaram suas frases e contribuíram para o destacado sucesso do Concurso.

Escolha a frase que melhor define o que é ser Administrador

Administrador de Empresas: aquele que conduz os processos, através de pessoas, exercendo liderança, com planejamento, organização, direção e controle.
Autor: Adm. Cláudio Luiz Fernandez – Empresa: Coca-Cola Andina Brasil – CRA 20.37895
 
Ser administrador é ter serenidade para solucionar problemas, foco para atingir metas, paixão por construir ideias e atingir objetivos liderando pessoas.
Autor: Clicia da Silva Tosta– Estudante de Administração – Faculdade Arthur de Sá Earp Neto 
 
É planejar como Fayol no passado, organizar e dirigir o presente como Taylor e Henry Ford e controlar como Peter Druker a antecipação do amanhã.
Autor: Jarbas Luiz Garcia de Mello – Estudante de Administração – Faculdade São Camilo 
 
Administrador: valorizando as ideias, tornando possível o impossível, criando desafios para tornar o mundo dos sonhos, um mundo real.
Autor: Adm. Paulo Roberto Ribeiro da Silva – Empresa: Petrobras – CRA 20.26941
 
Ser Administrador é aplicar com honestidade, lealdade e paixão todo o conhecimento adquirido e experimentado, em prol de uma Sociedade.
Autor: Adm. Rozilda Baptista Galindo – Empresa: Eletrobras – CRA 20.313-27
 

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