Rede social é o novo currículo dos candidatos?

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A internet revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam atualmente, não apenas nas relações pessoais, mas também nas profissionais. Se há bem pouco tempo atrás, estar em uma rede social era sinônimo de “status” entre os amigos, hoje em dia ter um perfil online pode ser também a garantia de emprego.
Diversas empresas afirmam que para um profissional ter visibilidade no mundo do negócios é preciso que ele esteja presente no planeta virtual. Tem quem pense que não ter um perfil público na internet é a melhor forma de evitar expor a vida, mas há controvérsias. Para a grande maioria das organizações, quem não está na rede ou não se expõe, pode estar escondendo algo.
A rede social se tornou o currículo pessoal dos candidatos, através da página que o indivíduo tem no Facebook,Twitter, entre outros, os recrutadores conseguem construir um perfil  do pretendente a uma vaga na empresa. Os currículos tradicionais, que são encaminhados para as organizações, normalmente oferecem apenas informações técnicas e referente a formação acadêmica, mas é na rede que as pessoas mostram realmente como elas são ou se comportam. O que é compartilhado diz muito sobre a personalidade e característica de cada pessoa.
Por isso, a reputação que o profissional está construindo na internet pode ser um fator a favor ou contra na hora de conseguir aquela vaga concorridíssima na empresa tão sonhada. Mas, não pense que uma foto do pôr do sol, do almoço em família ou número de seguidores que o profissional tem é que fazem a diferença. Não! A questão está no que você escreve, compartilha e a consciência que a pessoa tem em passar informações dos mais diversos tipos.
O candidato que compartilha humor preconceituoso, fotos de bebedeira, entre outros, com certeza vai perder a oportunidade de emprego para o concorrente que compartilha informações relevantes. Por isso, para conseguir uma vaga no atual mundo dos negócios, é melhor prestar atenção a tudo que você publica nas redes sociais.
Falar mal do ex-chefe, da empresa que trabalha, dos colegas ou compartilhar causas infundadas, preconceituosas ou irrelevantes pode tirar de você aquela vaga tão almejada. Então, antes de publicar qualquer coisa na internet, pense que isso ficará no ar por muito tempo e nunca se sabe quem olhará o seu perfil. Fique atento!

A importância de se ter um hobby

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Todos nós trabalhamos muito, porém falta de tempo não é um motivo que pode ser alegado para a carência de um essencial item em nossas vidas: um hobby. Qual é o seu hobby? Se você ainda não tem um é melhor arranjar espaço em sua agenda, pois saiba que ter um passatempo como coleções, esportes, instrumentos musicais, artesanato, entre outros, é uma das melhores maneiras de estimular o cérebro.
Além do trabalho e de nossas ações cotidianas, é necessário aguçar nossa mente para a realização de novas atividades. Essas ações, que nos tiram da zona de conforto, criam mais sinapses, ou seja, novas conexões entre os neurônios beneficiando nossos pensamentos e denotando características importantes para o desenvolvimento da criatividade.
Com isso, passamos a pensar melhor e, consequentemente, a compreender os outros e o espaço ao nosso redor de maneira diversa. Isso nos ajuda em nossas atividades diárias refletindo diretamente no trabalho que cada um realiza. O resultado é uma cabeça mais leve que consegue resolver os problemas de uma maneira melhor.
Ter um hobby também nos livra do estresse do dia a dia e até mesmo de outras doenças mais sérias como a depressão. Então, não procure uma desculpa, mas sim uma atividade estimulante e encorajadora que proporcionará prazer e satisfação. Encontre o que você gosta e estará no caminho certo para a sua felicidade.

Inovação: a nova palavra de ordem para crescer em uma organização

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Apesar de toda evolução tecnológica e global, o meio empresarial ainda está extremamente carente de profissionais inovadores. Segundo o dicionário Michaellis, inovação significa o ato ou efeito de inovar, coisa introduzida de novo, renovação. Ou seja, para ser inovador é preciso empreender, enxergar o que os outros ainda não viram, de forma diferenciada e transformadora. Porém, essa ainda é uma característica falha entre os atuais profissionais.
Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana GE (General Electric Company) mostrou que os executivos brasileiros desejam profissionais com ideias que sejam inovadoras, 89% dos entrevistados disseram que existe um “apetite” social das organizações pela inovação, no entanto, ela ainda é muito escassa no mercado nacional. Por isso, ser um profissional diferenciado, que tem a criatividade como lema de trabalho, é o passo principal para crescer na carreira.
Não existe uma fórmula mágica para o profissional se tornar inovador, mas a dica é prestar atenção aos detalhes que muitas vezes são ignorados. Uma pessoa que tem a mente inovadora consegue olhar para um trabalho que é realizado há anos da mesma maneira e encontrar uma solução para que o processo seja diferente, rápido ou produtivo. Ela avança nas pequenas coisas para alcançar patamares maiores, sempre com foco no cliente e na empresa.
Ter curiosidade, possuir a mente aberta, gostar e aceitar correr riscos, ter capacidade de pensar em alternativas, ser flexível e persistente são as principais características dos profissionais que costumam ter boas ideias. Mas, se você é uma pessoa que não as possui, não se desespere, sempre é tempo de adquirir novas aptidões.
Além disso, compartilhar opiniões pode estimular novos pontos de vista e melhorar o resultado final do trabalho. Assim, sempre que puder, divida informações com outras pessoas, ouvir diferentes opiniões sempre abre caminho para novas ideias. Convide alguém que trabalha com você a pensar em ações criativas, mude a maneira de raciocinar e agir. Todo mundo pode ser inovador, não é um dom, por isso, abuse da criatividade e faça a diferença, pois para crescer no mercado é preciso inovação.

Trabalhadores devem buscar desafios e não evitá-los

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Geralmente, quando algum profissional se depara com algo novo, que a princípio pode causar estranheza, sua primeira reação é a rejeição. Sim, é até uma ação justificada pelo medo de algo desconhecido e os seres humanos agem desta forma há milhares de anos, como um meio de autodefesa.
Permanecer aonde você já se encontra é fácil e cômodo, porém com o tempo pode tornar-se algo entediante e até mesmo aborrecedor. Além do mais, fazer sempre as mesas coisas não resulta em novidades, por isso está na hora de arrumar um desafio profissional.
Desafios são motivacionais para realizar sempre um melhor serviço, buscar melhorias no seu modo de trabalhar e, de quebra, evoluir na carreira. Aquela promoção ou até mesmo aumento de salário pode depender de uma atitude sua ao aceitar um desafio ao invés de repelir o mesmo.
Se no seu trabalho as opções de fazer algo novo e diferente são escassas, se reinventar diariamente já é um grande passo. Comece por você mesmo ao realizar tarefas sem que ninguém tenha pedido, mas que são importantes, elaborar atividades que nunca fez anteriormente e por aí vai. Desta forma, ao programar uma rotina de heterogêneas atividades, logo seu pensamento irá se modificar assim como seu modo de agir. 

Planejamento de carreira: a essência para quem deseja alcançar altos patamares na profissão

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Você já parou para imaginar seu futuro profissional daqui a 10 anos? Não? Pois então está na hora de começar a pensar no que você pretende realizar para evoluir na carreira até lá. Quem deseja o sucesso e o andamento da vida profissional deve ter em mente os principais objetivos e aspirações para conseguir alcançar o tão cobiçado sonho, mas, para que isso transcorra da forma apropriada é preciso criar um planejamento de carreira.
Reparou que tudo na vida precisa de um plano? Uma viagem, uma festa, um encontro e por aí vai... Por que com a vida profissional isso seria diferente? A falta de um planejamento faz com que as pessoas fiquem perdidas, sem saber quais rumos devem seguir. E a partir dessa confusão mental, de falta de direção, tudo o que sobra é uma insatisfação na área profissional, e consequentemente, na pessoal.
Um plano profissional visa traçar uma estratégia definida e detalhada, em conjunto a uma série de ações necessárias, na busca pelo tão desejado sucesso. Mas como fazer isso? Primeiro você precisa identificar três aspectos fundamentais: em que ponto você está na carreira, aonde deseja chegar e qual escopo para alcançar. Esclarecidos os pontos importantes, hora de traçar as metas.  
Antes de tudo, descubra o que você é capaz de fazer, ou seja, suas potencialidades, habilidades e características, visto isso, avalie o que pode ser adquirido como conhecimentos, novas aptidões, entre outros, e então inclua-os em suas lista como as principais metas que deseja atingir. Mas, nunca esqueça, tenha os pés no chão. Não inclua objetivos que são inalcançáveis ou que pouco tem haver com sua personalidade ou capacidade. O planejamento precisa ser sobre a vida real. 
Após tudo definido, mãos a obra! Tente focar no plano e busque fazer coisas de forma a realizar o proposto, contudo, tenha sempre em mente que nada é conquistado com rapidez e sem esforço. Para alcançar o tão desejado sucesso na carreira é necessário mais do que sonhar, mas batalhar, trabalhar e buscar todas as formas para a sua realização. Não basta apenas querer, é preciso fazer e arriscar. Tenha o planejamento em mão e mantenha o foco!

Comunicação interna pode melhorar interação entre as equipes

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Ainda hoje, na Era da informação, muitas são as empresas que menosprezam a área de comunicação. Em outras tantas, nem ao menos a comunicação tem vez, com uma equipe formada por pessoas que estudaram para tal função. Mesmo apesar de o tema já ser batido, os empresários não dão ouvidos à importância de ter um espaço exclusivamente para trabalhar a interação entre os trabalhadores e, por consequência, melhorar os resultados da própria organização.  
As pessoas são as verdadeiras ferramentas de trabalho no mundo de hoje e, por isso, é necessário ter esses apetrechos amolados, por assim dizer. É nesse quadro que a comunicação interna atua no local de trabalho, desenvolvendo um relacionamento profissional de respeito entre os empregados e toda a equipe.
Para se ter apenas uma ideia da importância desse segmento em uma empresa é preciso notar que, em primeiro lugar, ninguém realiza um trabalho ou resolve um problema sozinho, por isso, estimular a consciência de um time e grupo unido é essencial para o alcance dos objetivos.
Isso sem contar que a vida do trabalhador será bem mais fácil, pois com um bom ambiente de trabalho e relacionamento de confiança e gentileza com os colegas, ele não sofrerá nenhum tipo de assédio, melhorando assim, sua interação com todos. Ganham as empresas, ganha o trabalhador.
Sendo assim, os funcionários que buscam a colaboração corporativa e prezam pelo respeito mútuo são aqueles que têm como objetivo uma carreira sólida e brilhante. Já as empresas que investem na área de comunicação, como forma de melhorar os relacionamentos interpessoais, estão dando um passo a mais na colaboração da saúde e bem-estar de seus trabalhadores, além de um salto na frente da concorrência.

O que vale mais:
Proatividade ou inteligência emocional?

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O mundo dos negócios se tornou globalizado e fortemente competitivo, por isso, hoje os profissionais que desejam embarcar nesse processo, precisam de muito mais que as habilitações adquiridas durante a faculdade. Eles necessitam possuir o mais sério profissionalismo, interesse pela empresa e determinação. Mas, diante de tantas exigências, que tipo de capacidade pessoal as empresas estão exigindo dos seus profissionais? Como agir? E o que realmente é o mais importante: a proatividade ou a inteligência emocional?  
Para entrar no mercado de trabalho, o profissional precisa estar “antenado” com tudo que ocorre a sua volta e ter inserido como característica pessoal a determinação, competência, responsabilidade, capacidade de escrever e falar bem, bom relacionamento interpessoal, entre outros. E sobre a pergunta entre a proatividade e a inteligência emocional, a resposta é simples: os dois!  Hoje, para crescer em uma grande empresa é preciso ser multifacetado.
Saber lidar com as pressões e estresses no ambiente corporativo é tão importante quanto sugerir novos projetos, ser desenvolto e ter iniciativa dentro das empresas. As organizações dessa nova Era globalizada desejam profissionais que possuam além das habilidades técnicas, características e posturas que esse novo mercado exige, ou seja, atitudes que englobem  coragem apara arriscar, decisão, cooperação e conduta ética. E, se prestarmos  bem atenção, perceberemos que essas aptidões são apenas pano de fundo para a proatividade e a inteligência emocional.  
Segundo estudos, para descobrir o perfil de um profissional de sucesso é preciso perceber que ele é capaz de se relacionar bem com seus companheiros de trabalho, sabe para ouvir, falar, compreender emoções, tal como agir no momento certo, sem que haja um pedido formal do seu superior. Desta forma, podemos concluir que não basta apenas que o profissional tenha um ótimo conhecimento sobre a sua área, é preciso que ele saiba lidar com as emoções e desenhar seu melhor papel naquilo que foi proposto. 
Mas, se você ainda não possui essas características como traço da sua personalidade fique tranquilo, pois saiba que tudo na vida pode ser aprendido e adquirido. Há sempre tempo para recomeçar ou moldar um novo perfil profissional, basta querer. E acredite entrar nesse processo de busca de aperfeiçoamento não melhorará somente seu lado profissional, mas também o pessoal.