A importância do autoconhecimento profissional para ascensão na carreira

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Você se conhece? A princípio essa pode parecer uma pergunta boba, no entanto, somente quando realmente analisamos seu contexto é que percebemos a profundidade por trás do questionamento. Se conhecer não é somente saber se você gosta ou não de algo (apesar de isso já ser um grande passo), mas sim o fato de saber como reagir aos desafios que a vida, tanto profissional quanto pessoal, impõe.

Entre os reflexos do autoconhecimento, que resultam em ações estimulantes para a evolução na carreira, está o controle das emoções. O equilíbrio emocional pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas no trabalho.

Possuir consciência de seu perfil profissional também é deveras importante no processo de crescimento na profissão. As atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho, pautados pelo já citado controle emocional, são parte do pacote de pequenos, porém importantes detalhes do autoconhecimento.

Porém, conhecer a si mesmo, além de não ser uma tarefa fácil, leva tempo. Começar a observar nossos sentimentos e atitudes em frente a diferentes situações e, logo após, fazer a devida análise, são exercícios de grande valia nesse processo de saber quem é você. Se questionar é também outra grande dica para seuir rumo a estrada daqueles que sabem realmente quem são.

Por fim, dedique tempo para si mesmo, ou seja, passe algumas horas sozinho e descubra que você pode ser uma ótima companhia para o seu eu interior. Desta forma, tanto no trabalho como na vida pessoal, a visão e percepção do ambiente ao redor aumentará e, com isso, sua essência natural será descoberta sem esforço. Basta apenas olhar para dentro de si e, aos poucos, o autoconhecimento virá. 

Empreender implica primordialmente em resolver problemas

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Em um novo mundo onde criar seu próprio negócio é a menina dos olhos de inúmeros profissionais, temos o dever de alertar aos que desejam desbravar esses mares que empreender é primordialmente saber resolver problemas.

Todas as pessoas são capazes de empreender, mas o que lhes falta é coragem de começar ou recomeçar a vida. Vez ou outra um turbilhão de pensamentos criativos e inusitados passam pelas cabeças de profissionais todos os dias, só que, apenas alguns, conseguem organiza-los de forma correta e ter a audácia em dar o pontapé inicial na nova empreitada.

Empreender na realidade é sinônimo de problema. Mas como assim? Muitos profissionais quando pensam no negócio, esquecem de colocar na pauta quais os problemas a sua ideia, produto ou serviço pode resolver na vida dos clientes. Exemplo: sua cidade oferece um tipo de água a preços exorbitantes por que as mesmas são importadas. E se o seu negócio conseguisse resolver essa questão e oferecer água a preços mais baixos? Entendeu?

É a resolução do problema que fará com que seu empreendimento cresça e se torne forte no mercado. Claro que nem sempre uma excelente oportunidade conseguirá resolver a questão do maior número de pessoas. Há negócios que são voltados a oferecer produtos e serviços a um nicho específico e mesmo assim, são bem valorizados.

Há ainda os empreendedores que não querem criar um negócio muito inovador, mas um modelo tradicional que ofereça um produto de altíssima qualidade. O tamanho da sua organização vai depender de como você enxerga sua ideia. A questão é pensar em como seu empreendimento pode ajudar os clientes. Quais problemas ele pode resolver. Esse é o pensamento.

Contudo, além dessa dinâmica, o problema também se dá no desenrolar do desenvolvimento do negócio. Em muitos casos, por mais que a ideia ou o projeto seja bem elaborada e inteligente, nem todo mundo conseguirá desenvolvê-la ou prosperá-la. Mas para crescer é preciso saber lidar com as dificuldades e encarar os problemas de frente, sem desistir na primeira falha. Ao que parece, lidar com seu próprio negócio é um problemão, mas para aqueles que desejam avançar, pode ser uma grande solução. Cabe a você decidir!

Uma boa faculdade pode ser o diferencial, mas não é o primordial!

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Não tem como negar que siglas como UFRJ, PUC, ESPM, USP, FGV causam frisson e brilho nos olhos dos recrutadores, no entanto, nem sempre uma faculdade de status quo pode desenvolver um profissional capacitado e qualificado para as principais exigências do atual mercado de trabalho. Por isso, é importante esclarecer que uma faculdade de renome ajuda, mas nem sempre garante a tão sonhada vaga de emprego.

Muitos profissionais acreditam que ter no currículo a formação em uma universidade pública ou com grande reputação já garante uma oportunidade em uma grande empresa. Mas, de acordo com recrutadores e empregadores, as organizações levam em conta não somente isso, mas também a soma do conhecimento técnico com as experiências e as habilidades comportamentais dos profissionais.

Ou seja, conquistar uma vaga depende mais da dedicação e do objetivo de cada um do que da instituição de ensino em que foi concluída a graduação. É claro que as universidades de prestígio têm grande contribuição na formação técnica dos profissionais, mas a grande maioria das empresas enxerga a capacidade dos candidatos em desenvolver habilidades e talentos como um dos grandes diferenciais.

Outro ponto importante é o constante aprendizado. O profissional que acabou de ser formar e não investe em capacitação e novas formas de conhecimento, tem grandes chances de perder uma oportunidade para aqueles que se matricularam em um curso de pós-graduação ou mestrado. Um Administrador do século XXI nunca pode parar de querer adquirir conhecimento, pois educação é investimento.

Pautando por essa linha, podemos afirmar que aquela máxima de “quem faz a faculdade é o aluno” é uma verdade. Visto que, muitas vezes, ter apenas o diploma de uma grande universidade não garantirá um lugar no mercado de trabalho. Além do diploma é preciso conhecimento, dedicação e, sobretudo, inteligência emocional. O que é avaliado atualmente pelas organizações é muito mais do que o conhecimento técnico, mas também suas habilidades e aprendizados. Por isso, independentemente de onde você se formou ou vai se formar, se manter antenado e qualificado é a palavra de ordem para garantir o sucesso na profissão.

Cuidando bem da sua reputação online

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Todo cuidado é pouco na hora de cuidar de sua imagem pessoal e profissional na internet. Nesses tempos em que tudo corre o risco de ser viralizado (quando um conteúdo  ganha muita repercussão na web), um comentário negativo sobre a sua empresa nas redes sociais tem um imenso potencial de colocar em risco toda a imagem de sua marca. E o que é ainda pior: nada é esquecido facilmente e uma postagem de anos atrás pode voltar a tona de repente.

O mesmo acontece para quem participa de uma entrevista de emprego. Já é de praxe que empresas chequem os perfis do Facebook e Twitter dos candidatos antes de decidir contratá-lo. Muitas vezes, a fiscalização continua mesmo após a contratação. Por isso, apesar de se tratar de um perfil pessoal, manter uma postura inadequada nas redes sociais pode prejudicar muito suas chances de garantir oportunidades no mercado de trabalho.

Isso é um fato que vem atormentando muitas empresas e pessoas. Qualquer informação negativa pode explodir em poucos minutos e arrasar a imagem de qualquer um. Portanto, com um boca-a-boca virtual tão eficaz, manter uma boa reputação torna-se mais que uma necessidade, mas uma obrigação.

Você está focado ou indo conforme a maré?

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Você tem um sonho? E para alcançá-lo, tem um planejamento? Segue esse plano ou deixa se levar com o passar dos dias? Essas três perguntas são apenas para lembrar que planejar é importante, mas agir é fundamental. Isso porque, sem ação você pode estar passando despercebidamente por sua vida, ou seja, como um peixe morto indo com a maré para um lugar que não foi exatamente escolhido por você.

Apesar da palavra já ter se tornado um clichê em forma de jargão dentro das empresas, foco é saber o que quer e caminhar até o objetivo, mesmo que nesse caminho existam muitas pedras e outros obstáculos, o importante é não desistir. Manter essa vontade de alcançar o objetivo profissional e seguir firme pode ser o mais difícil nesse oceano de adversidades que a vida proporciona.

Porém, mesmo com os contratempos, é possível manter sua ideia fixa no desejado e, assim, agir de forma a conquistar seu pote de ouro no final do arco íris. E entre os requisitos básicos para o alcance das metas estão a paciência e a prudência, além da firmeza em tomar decisões.

Então da próxima vez que quiser testar a validade do seu sonho, pergunte a si mesmo se está agindo conforme o planejamento e avalie suas atitudes, pois elas, assim como os planos, não devem ser imutáveis, mas ajustáveis de acordo com as mudanças do tempo e condições. Se você estiver ainda seguindo e agindo em concordância com seu objetivo, isso significa que seu foco e determinação não o deixarão ser levado para outro lugar a não ser aquele que você mesmo arquitetou.

Etiqueta profissional: saiba como se comportar nas festas de fim de ano da empresa

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As festas de fim de ano estão se aproximando, com elas, as famosas confraternizações das empresas, que servem para reunir os empregados para um momento de descontração e lazer. Afinal, se divertir depois de um ano de muito trabalho é algo de muito prestígio. No entanto, para que o festejo não seja uma grande armadilha profissional, é preciso alguns cuidados com postura e posicionamento.

Excessos não são bem visto nem em ambientes de informalidade, imagine em um local onde estão presentes colegas de trabalho, diretores e chefes da empresa em que você trabalha. Portanto, é necessário se divertir moderadamente. Isso vale para a ingestão de bebidas alcoólicas ou comportamentos. Além disso, não se deve sair tendo posturas inadequadas ou indesejadas como flertar inconsequentemente com colegas ou chefe, ou perder a mão na dose de álcool.  É importante não esquecer a posição que se ocupa na organização.

Outro ponto que precisa de atenção é com relação as vestimentas. Não é porque você está em um momento mais informal, que necessariamente deva se vestir como se estivesse em uma danceteria.  Roupas extravagantes, curtas ou ousadas demais não são bem vistas pelos companheiros e superiores. Então na hora de olhar o guarda roupa pense duas vezes se é a peça é viável para a ocasião. Isso vale para ambos os sexos.

Querendo ou não, as confraternizações empresariais são extensões do ambiente de trabalho, por isso, não é de bom tom ultrapassar os limites, em todos os sentidos. Atente para que os melhores e maiores cargos são dados por diretores ou presidentes, desta forma, se um deles identificar que o profissional não tem qualificação ou comportamento apropriado para a função, dificilmente ele será escolhido para receber a promoção.

Além disso, gafes não são facilmente esquecidas, então, esteja ciente do problema que um mau comportamento pode causar. Mas, nada de pânico! Dá aproveitar, e muito, a festa de fim de ano junto com os colegas. Basta ter bom senso e aproveitar o evento e tudo com ele pode proporcionar com alegria e moderação. Lembre-se que uma atitude adequada, condizente com as regras da empresa, pode proporcionar momentos divertidos e ainda contar pontos a seu favor. Boas Festas!

Motivando os seus funcionários para reter os talentos

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É um fato bem conhecido que o método de qualquer organização empresarial  para reter os melhores funcionários é por meio da motivação. Uma força de trabalho engajada é como um estímulo produtivo. Sem poder contar com um pessoal experiente e qualificado para o serviço, as empresas jamais conseguirão alcançar o seu objetivo. Por isso, muitos vêm alertando sobre a necessidade de motivar seus funcionários para obter os melhores resultados possíveis.

Qualquer empresário veterano poderá dizer que, em longo prazo, o que mais ajuda o crescimento corporativo é ter as pessoas certas trabalhando na sua empresa e manter baixa a taxa de rotatividade. Mas atrair esses profissionais qualificados e conseguir mantê-los é o que vêm sendo a tarefa mais difícil para as empresas atuais.

Isso ocorre porque, com as mudanças nas relações de trabalho que ocorrem desde as últimas décadas, os novos profissionais, pertencentes à Geração Y, não tem mais a mesma fidelidade ao trabalho que seus pais e avós tinham, se sentindo facilmente desestimulados quando não existem desafios e oportunidades no emprego. Seguir as dicas abaixo pode ajudar a aumentar a satisfação de seus funcionários, obtendo como resultado a redução nos custos de recrutamento e tornando a empresa mais produtiva:

•    Quem é talentoso quer ter seu potencial desafiado. Cabe ao chefe criar um ambiente propício para que os funcionários talentosos se sintam motivados a explorar seu potencial;
•    É de suma importância reconhecer os funcionários pela sua participação no sucesso do negócio. Este não deve ser demonstrado apenas com um bônus em dinheiro, mas deixando claro que a pessoa é necessária;
•    As pessoas não se engajam com tarefas cotidianas, mas com causas. Por isso, é importante deixar seus funcionários envolvidos, compartilhando uma visão de futuro e estabelecendo desafios para cada um a fim de que esta seja alcançada;
•    Ofereça aos funcionários oportunidades de crescimento dentro da empresa.