2017 é o ano da mudança?

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Mudança profissional. Esse é um assunto realmente delicado, afinal nem sempre as pessoas estão preparadas para lidar com situações novas, principalmente no âmbito profissional. No entanto, é preciso saber que a mudança é necessária e pode fazer com que um profissional insatisfeito se realize na nova carreira.

Entre as razões para uma possível mudança de emprego está a falta de oportunidade de ascensão profissional, de acordo com dados da empresa de recrutamento PageGroup. A pesquisa foi realizada com 800 profissionais de diversas áreas e funções e ela mostra ainda que dentre os profissionais com menos de 10 anos de experiência, de suporte e apoio à gerência, 94% têm a intenção de achar um novo emprego.

É claro que em tempos de crise esse cenário se modifica um pouco, mas é fato que os profissionais que querem o melhor e não estão satisfeitos aonde trabalham devem ir em busca daquilo que lhes atende como profissionais completos.

O salário representa 14% para os profissionais que desejam uma mudança. Em seguida vem o desejo de trabalhar em outro ramo com 13%, receber mais benéficos com 12%, mudança de setor ou atuação fica com 9% e o desejo de trabalhar em uma empresa menor vem na última posição com 3%.

Se 2017 é o ano da mudança ou não, é preciso que o profissional de Administração faça um balanço sobre sua carreira ao comparar o que deseja e o que já foi conquistado. Após essa reflexão, apesar de uma escolha difícil, o Administrador saberá o que é melhor para si mesmo.

Já pensou em fazer mestrado profissional?

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Quando os profissionais formados desejam fazer um curso de pós-graduação a primeira idéia que vem a mente são as especializações. Mas uma das modalidades que pode ser bastante proveitosa por que engloba a bagagem teórica com a aplicação do conhecimento é o mestrado profissional.
Como fica mais próximo ao mercado de trabalho do que os mestrados acadêmicos e são mais teóricos do que os cursos de especialização e MBAs, o mestrado profissional serve como alternativa para quem precisa se aprofundar no conhecimento específico, mas não quer perder de vista a aplicação prática da teoria.

A principal diferença entre o mestrado acadêmico é a ênfase da formação. Enquanto o acadêmico busca formar pesquisadores para atuara em universidades, o profissional tem por objetivo capacitar altamente os Administradores para o mercado de trabalho. Ele tem um aprofundamento conceitual e moderno para solução de problemáticas, mas também prepara os alunos para a docência, caso queiram.

Há ainda a possibilidade de fazer o mestrado profissional no exterior. Com o programa Ciência sem Fronteira, do Governo Federal, é possível realizar esse tipo de pós-graduação em países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, entre outros. Já pensou em ser mestre em negócios e ainda atuar profissionalmente? Pode ser uma excelente idéia para os profissionais que gostam de se manter em constante atualização. Vale a reflexão!

É possível aumentar a produtividade dos colaboradores?

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Sim, é possível! Como? Investindo em gestão de pessoas e no clima organizacional. Muitos líderes acreditam que para fazer com que a equipe colabore e trabalhe com afinco no alcance de metas e resultados é necessário primordialmente agir de forma dura e autoritária. No entanto, agir de maneira ditatorial poderá afastar ao invés de melhorar o relacionamento e a produtividades dos colaboradores.

Para aprimorar o rendimento da equipe o líder precisa organizar, primeiramente, a esfera pessoal, buscando formas diferenciadas e técnicas para desenvolver um planejamento estratégico. Após traçar o plano, o Administrador precisar levar em consideração os aspectos individuais de cada um dos seus colaboradores e assim, criar uma estratégia comum a todos, que atinja os anseios da empresa, mas também de cada funcionário.

Tornar o clima organizacional mais leve também ajuda a manter o foco dos funcionários. A partir do momento que o colaborador sente que o trabalho pode ser a extensão da sua casa e que o ambiente laboral é agradável e familiar, ele busca retribuir e atuar de forma a oferecer um serviço de qualidade e focado no alcance das metas da organização.

As pessoas se sentem mais motivadas a exercer bem uma atividade ou trabalho não apenas pela remuneração a ser recebida no fim do mês, mas pelo sentimento de pertencer a organização na qual faz parte. O importante é integrar o funcionário e buscar manter um diálogo aberto. Mas lembre-se, a produtividade só é alcançada quando as prioridades são definidas, ou seja, quando todos sabem qual objetivo deve ser atingido. E isso cabe ao líder definir.

Você se auto sabota na vida profissional?

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 Pode parecer até estranho, no entanto, profissionais bem preparados que estudam, se qualificam e sempre estão na busca por mais conhecimento e novidades podem ser aqueles que mais auto se sabotam. Isso significa que a auto sabotagem é uma forma de não sair da famosa área de conforto.

Sendo fruto do medo e da insegurança, sabotar a si mesmo é um péssimo padrão de comportamento que deve ser evitado. Mas antes, precisa ser trabalhado. Os Administradores e trabalhadores em geral que se identificam devem começar a procurar o sentido dessa insegurança que faz com que seus planos não sigam em frente.

Adiar projetos e até mesmo ações são exemplos da prática da auto sabotagem profissional. O medo de aprender coisas novas ou de estar em diferentes situações pode paralisar e trazer à tona sentimentos de dúvida, frustração, culpa, entre outros.

Ações como procrastinar, inventar desculpas, assumir posturas defensivas, não ouvir, não administrar o tempo, não conseguir delegar tarefas e, principalmente, ter medo limitam o sucesso de qualquer profissional.

É preciso enfrentar a si mesmo para vencer esse jogo e não se tornar mais uma vítima da auto sabotagem. Administrador, não limite seu próprio sucesso. Identifique o que você deseja e busque com prazer seus objetivos até alcançá-los. Se comprometa consigo mesmo e veja suas atitudes mudando, assim como seus pensamentos. Se precisar, busque ajuda profissional, mas não deixe de avançar apenas por medo do desconhecido.

Funcionários ou aliados? O que você deseja para a sua empresa?

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Seja qual for o seu objetivo no trabalho, realizá-lo sem ajuda é muito improvável. Seus funcionários estão lá para auxiliá-los, porém, mais do que isso, uma aliança com a equipe é fundamental. Estimular o engajamento entre todas as partes fará com que os funcionários se sintam verdadeiros participantes da empresa, e não apenas espectadores.

Um aliado é aquele colaborador que presta assistência e até mesmo amizade. Diferentemente de meros funcionários, aliados são susceptíveis a apoiar os seus pontos de vista e causas. Eles ajudam a resolver problemas, dar conselhos e ainda oferecem uma perspectiva diferente para que possa ver a sua organização de forma mais ampla.

Para tal, uma comunicação eficaz constitui a base de um trabalho positivo. Você precisa ser capaz de dizer ao seu potencial aliado do que precisa, assim como escutar atentamente a eles. Diálogos abertos mantêm informações, pareceres e apoio fluindo. Coloque-se no lugar do seu aliado e respeite o ponto de vista que pode ser diferente do seu. Os resultados deste comportamento se mostrarão na produtividade, no clima organizacional e, por consequência, nos resultados financeiros da empresa.

Construção de alianças é um processo delicado que leva tempo, esforço, compromisso e, por vezes, deixar de alcançar um objetivo. Porém, a construção de uma carreira bem-sucedida passa necessariamente pela criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais.

Cursos de inglês online oferecem oportunidade de aprendizado à distância aos Administradores

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Cursos online são ótimas opções para aprender sem sair de casa e isso é muito bom para os profissionais que desejam se aperfeiçoar e aprender uma nova língua, mas além de não ter tempo, estão com o “bolso apertado”. Existem diversas opções no vasto mundo da internet de cursos de línguas, de pagos a gratuitos, a escolha é sua.

Entre os mais procurados e também oferecidos estão dos da língua inglesa. Já sabemos o quanto o inglês é essencial no mundo profissional contemporâneo. Sendo uma língua universal, saber falar fluentemente, além de escrever bem, abre mais portas para oportunidades de trabalho, além de oferecer maiores chances de crescimento na carreira.

Entre os exemplos para aprender o inglês de forma online podemos citar o Duolingo que, além de site também possui um aplicativo para celular. Nele, é possível começar do básico, ou seja, se o Administrador ainda não sabe nada de inglês pode ir se acostumando às novas palavras aos poucos e de forma divertida e interativa.

Temos também a plataforma Learning English, que conta com cursos desde o nível intermediário a avançado e há novos conteúdos publicados diariamente. Outra opção pode ser o site Carnegie Mellon, que oferece gratuitamente um curso bastante detalhado para aprimorar a pronúncia do inglês estadunidense.

Sendo assim, não há mais desculpas para não aprender de uma vez por todas o inglês e agregar mais valor ao seu currículo e também vida profissional, afinal conhecimento vale mais do que ouro, mas esse ouro ninguém pode roubar.

É possível relaxar e aprender: confira algumas séries que nenhum Administrador pode perder

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Se antes assistir televisão era um desperdício de tempo, hoje, passar algumas horas focados na telinha podem proporcionar momentos de relaxamento, mas também aprendizado. Sim, você leu bem, é possível obter mais conhecimentos assistindo a famosa “TV”.

Mas como? Selecionando o canal e o programa certos. No caso, a série correta. Nos últimos anos as séries têm se tornando tendência no Brasil e esse, que um dos grandes produtos norte-americanos, têm se tornado cada vez melhor. E sabe o que é mais interessante? Oferece dicas cruciais para o desenvolvimento da profissão de Administrador.

Confira algumas séries que estão entre as mais tops em ensinamento e entretenimento para os Administradores:

Game of Thrones

Chegando a sua sétima temporada, a série que é baseada nos livros escritos por George R. R. Martin, tem como tema principal a disputa pelo controle do Trono de Ferro. Atualmente transmitida pela HBO, Game of Thrones pode ensinar os Administradores a desenvolver liderança e estratégia. 

O Negócio

Produzida e transmitida pela HBO Latin America, em parceria com a Mixer, a série brasileira narra a história de três prostitutas que buscam aplicar estratégias de marketing de livros de Administração para dar um upgrade nas suas carreiras. Entre as ações usadas no filme estão: reposicionamento de marca, fidelização e focus group. Uma aula gratuita de gestão e marketing.

The Office
Adaptada de uma série homônima da BBC, The Office, que é transmitida pela NBC é uma comédia que gira em torno de dramas ocorridos em um escritório. Esta sátira descreve a vida dos funcionários da fábrica de papel Dunder Miffin, situada em Scranton, na Pensilvânia e propõe situações da vida real. Não se choque se acontecer alguma identificação com os personagens.

House of Cards
Transmitida pelo Netflix, House of Cards é um remak de uma séria apresentada pela BBC, nos anos 90. Aclamada pela crítica, a série conta a história de um deputado que resolve sabotar a gestão do presidente recém-eleito dos Estados Unidos após sua não nomeação como ministro. Em vez de aceitar a derrota, o personagem decide usar seu conhecimento sobre os bastidores da política para orquestrar sua vingança. Bom para aprender sobre liderança e política.

Quem disse que televisão era perda de tempo, realmente não assistiu nenhuma dessas séries instigantes.  Tome nota e bom programa.