Administrador: visando o crescimento

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A Administração é uma das profissões cujo mercado de trabalho é bem amplo, por isso dá a chance ao profissional formado de atuar em áreas diversas. Entre suas principais atividades, o administrador assume funções de planejamento, organização, coordenação, controle e comando em organizações públicas e privadas.
O Guia do Estudante apresenta uma boa definição sobre o Administrador. Segundo o Guia, o administrador é o responsável por definir os rumos que a empresa seguirá diante das condições de mercado. Administrar significa ter de determinar uma direção o tempo todo: onde investir, quem contratar, que posicionamento adotar no mercado, como promover a organização e escolher os parceiros ideais.
A profissão apresenta muitos desafios, pois gerir nem sempre é fácil, mas já na faculdade os alunos estudam o funcionamento de todos os setores de uma organização. Porém, um gestor não precisa apenas possuir conhecimentos técnicos, mas também saber como lidar com diferentes situações e pessoas todos os dias. Para isso, no currículo básico do curso de Administração há disciplinas como sociologia, direito, contabilidade e RH.
Entre as características mais marcantes dos administradores bem sucedidos está a percepção de todos os processos da organização, poder de comunicação, pró-atividade, criatividade, senso de responsabilidade social e planejamento de finanças. Além disso, o profissional moderno deve estar atento às tendências de mercado e ser conhecedor das ferramentas de divulgação e promoção das empresas na web.

Capacitação e liderança: marcas do administrador do século XXI

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Para um gestor conseguir alcançar suas metas e se tornar bem sucedido entre os funcionários e na empresa, ele precisa de capacitação profissional e liderança. O papel do líder é e sempre será de grande importância dentro das corporações, porém as características do profissional do século XXI mudaram, e a habilidade em liderar e capacitar uma equipe depende exclusivamente de como o gestor se comporta diante dos seus subordinados.
Atualmente o líder não é aquela pessoa que delega ou supervisiona funções, ele é o profissional que treina, desenvolve e capacita os seus funcionários. O fator que tem sido primordial para o administrador se tornar um excelente gestor é o poder da capacitação profissional. Quando um líder está preparado para enfrentar as adversidades do dia a dia, ele consegue manter o controle da equipe e consequentemente alcançar os objetivos da empresa.
Liderar não uma tarefa fácil, pois é necessário eficiência, gerenciamento de conflitos, retenção de talentos, além de ter o poder em transmitir segurança, confiabilidade e motivação aos colaboradores. Quando a liderança é bem realizada, o resultado é uma equipe unida, motivada que apresenta um bom rendimento para a empresa.
E como uma via de mão dupla, muitas empresas vêm investindo na capacitação de seus líderes, para que estes consigam desenvolver e administrar talentos dentro da organização. Visto isto, é possível afirmar que o século XXI é marcado pelo poder de administrar, capacitar e liderar. E para ser um bom gestor é preciso saber, aprender e principalmente ensinar.

Livros que inspiram Administradores

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Ler um bom livro é essencial para manter a mente criativa e inspirada, além de ser uma atividade que proporciona momentos prazerosos. No mundo do trabalho não é diferente, pois existem livros que além de informar podem inspirar profissionais a se tornarem melhores a cada dia.
Um simples livro pode ajudar os administradores a conseguirem inspiração para novas ideias e começar a observar ações na gestão que poderiam ser melhoradas. De suas páginas podem sair exemplos a serem seguidos, atitudes vistas como benéficas e até respostas para algumas dúvidas que surgem no trabalho.
Abaixo listamos algumas dicas de leitura interessante para os administradores. Confira:
  • Um livro que fala e ensina sobre gestão é o chamado O Estilo de Bill Gates Gerir. Escrito por Des Dearlove conta a história de Bill Gates dando exemplos de como ele encontrava soluções para os problemas, além de segredos sobre liderança.
  • Bilionários Por Acaso, de Ben Mezrich, fala da trajetória de criação de um dos maiores fenômenos atuais da internet: o Facebook. Além disso, a obra mostra a disputa entre Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin pelo título de criador da rede social.
  • Considerado por muitos empresários como um grande gestor, a biografia de Steve Jobs é sempre muito citada quando o assunto é empreendedorismo. Steve Jobs: A Biografia conta sobre a vida do criador da Apple com base em entrevistas feitas ao longo de dois anos.
  • Um brasileiro, que em meio às polêmicas, se tornou um dos administradores mais famosos do Brasil é o tema do livro O X da Questão, que conta a trajetória profissional de Eike Batista. Ele ainda ensina sua metodologia de negócios chamada Visão 360 graus.
  • O Livro Negro do Empreendedor, escrito por Fernando Trias de Bes, aponta a causa do insucesso dos negócios, ensinando que do erro podem ser tiradas as maiores lições.
  • No livro Virando a Própria Mesa, que se tornou um Best Seller ao final dos anos 80, Ricardo Semler mostra sua visão futurista, principalmente para a época, sobre Administração. O livro narra a experiência vivida pelo autor, em frente a uma empresa familiar fundada por seu pai, a Semco S/A.



Assédio sexual no trabalho: 52 % das mulheres já passaram por esse drama

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Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 52% das mulheres economicamente ativas, já sofreram algum tipo de assedio sexual no Trabalho. No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define assédio sexual como abordagem indesejada com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada, a fim de obter favores sexuais dos subordinados. O assédio sexual pode começar com simples cantadas e insinuações, evoluir para um convite para sair e chegar ao ponto de exigir beijos, abraços ou contatos mais íntimos.
No Brasil, o assédio sexual é considerado crime, sendo estabelecida a pena de detenção de um a dois anos de prisão para quem praticar o ato. A legislação brasileira estabelece que o comportamento é considerado assédio, quando um superior hierárquico constrange uma funcionária com a intenção de obter vantagem ou favorecimento sexual. Existem dois tipos de assédio mais frequentes: o assédio por chantagem e por intimidação. No primeiro a vítima precisa provar que foi coagida e teve conjunção carnal, já o segundo pode ser caracterizado sem que tenha ocorrido uma ameaça, uma cantada ou brincadeira de mau gosto se enquadram na ação.
Entretanto, o assédio sexual é muito difícil de ser comprovado e normalmente os juízes consideram como assédio apenas o do primeiro tipo, com conjunção carnal. E como provar esse tipo de assedio no trabalho é dever da vítima, muitas vezes elas preferem o silêncio a perder o emprego. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, explica que o efeito que o assédio sexual pode produz no contrato de trabalho é também a sua dissolução, que pode ocorrer através do pedido de demissão, abandono de emprego ou rescisão de contrato indireto da pessoa vitimada.
Combate ao assédio sexual:
O Sinaerj é totalmente contrário a qualquer ato que constranja os trabalhadores e vem lutando dia a dia para que as organizações se conscientizem dos problemas que isso pode acarretar tanto ao assediado quanto ao assediador. Para quem precisa de informações mais detalhadas, o Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza uma cartilha sobre o “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. Clique no link abaixo e confira.

LINK:
http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D32B088C70132D9AAB506149C/AssedioMoralnoTrabalho.pdf

OIT alerta que oscilações econômicas e de trabalho na Europa podem influenciar os países da America Latina

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A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou, através de um estudo divulgado no dia 12 de março, que a América Latina precisa se preparar para eventuais consequências da crise econômica europeia no mercado de trabalho da região.

Segundo a OIT é preciso fortalecer uma série de instituições laborais para evitar que isso reflita em uma deterioração dos mercados de trabalho da América Latina. Outra recomendação importante dada pela organização é para que os países que tenham seguro desemprego aume
ntem a cobertura do benefício, pois eles desempenham um papel importante de estabilizador automático diante das flutuações da atividade econômica e de emprego.
A Diretora regional da OIT, Elisabeth Tinoco, informou que as preocupações são necessárias porque a Europa está longe de voltar a seus melhores dias, o Estado Unidos teve pouco crescimento e o Japão está em nova recessão, por isso todo o cuidado é pouco, para que essa crise não abale os países na América Latina.
O estudo fez ainda uma análise das taxas de desemprego e aumento salarial do Brasil e concluiu os números se mantiveram estáveis por conta da demanda interna vigorosa, além de programas do governo como Bolsa Família e transferência de renda que fizeram com que ocorresse uma queda significativa nos níveis de pobreza no país. Porém, a Organização afirmou que apesar de positivo é preciso estar atento às oscilações internacionais.

E quando o líder deixa a empresa nas mãos dos funcionários?

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O líder tem papel fundamen tal no ambiente de trabalho, pois ele é responsável por transferir aos subordinados às estratégias e objetivos que a empresa deseja alcançar. Ele tem como papel essencial o planejamento, organização e coordenação dos funcionários e projetos que serão elaborados e implantados pela organização. Mas, e se o líder resolver deixar a empresa nas mãos dos empregados?
Exercer a função de líder dentro das organizações não é uma tarefa fácil é preciso responsabilidade, liderança e comprometimento. Porém, muitas vezes esse gestor, por falta de experiência ou não aguentar o peso do cargo, acaba cometendo falhas que podem prejudicar a equipe e principalmente a empresa. Não delegar tarefas ou deixar que os funcionários tomem uma decisão de responsabilidade do líder são as principais atitudes que podem minar o profissional e organização.
É importante ressaltar que o trabalho do líder é guiar seus subordinados e uma vez que as pessoas tendem a seguir esse exemplo, elas acabam absorvendo as características de trabalho deste chefe. Sendo assim, se o líder não é organizado, não cumpre as normas da empresa e vive sendo convocado para conversas que mais parecem na verdade “chamadas de atenção”, a equipe desse líder seguirá seu mau exemplo e será relapsa e improdutiva.
Nenhuma empresa seja qual for o tamanho ou segmento sobrevive sem Lideres. Pois sem direção, funcionários tendem a caminhar para um vazio e a empresa para a mesmice. Por tanto escolher o líder certo para a equipe é fator fundamental para sobrevivência da empresa, pois a organização que deseja crescer precisa contar, acima de tudo, com gestores profissionais, honestos e comprometidos. Se o gestor que está à frente da sua organização está deixando a desejar, é melhor retira-lo da função e delegar esse cargo a um funcionário mais profissional.

Administração do tempo é uma das chaves para trabalho sob pressão

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Trabalhar sob pressão nos dias de hoje é um dos requisitos básicos e fundamentais para o profissional de qualquer área. Antes vista como negativa, a expressão virou uma qualidade valorizada pelas empresas que sempre buscam candidatos com essa capacidade. Cobranças frequentes e prazos cada vez mais curtos fazem parte do ambiente empresarial moderno, cuja demanda deve ser sempre bem atendida.
Existem pessoas que lidam muito bem com o fato de estar pressionadas, e outras, acabam se prejudicando tanto no lado pessoal como no profissional. Para otimizar a vida empresarial, especialistas apontam que um dos passos mais importantes é saber administrar o tempo e definir prioridades.
Planejamento deve ser feito para tudo na vida e não é diferente para o trabalho. Mesmo que ocorram mudanças no plano de negócios, o profissional não ficará tão perdido para conseguir gerenciar uma avalanche de informações e novas metas que recebe todos os dias. O planejamento no trabalho é uma forma de organização de tarefas e prazos.
Saber se desligar do trabalho também é uma forma de lidar com a pressão, pois no descanso o profissional tem um tempo para relaxar e se dedicar às atividades que mais gosta mantendo um equilíbrio entre a vida fora do emprego e dentro dele. Praticar esportes, aproveitar a família e amigos são maneiras de distração e diversão que ajudam a extravasar o estresse.