A importância do foco no trabalho

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Concentração. Essa é a palavra chave dos dias de hoje para não perder a atenção no desenvolvimento de um trabalho e meio a um turbilhão de informações e mesmo emoções. Pare e pense: quantas vezes você olhou para seu celular na última conversa que teve com um amigo? E quantas vezes parou o que estava fazendo no trabalho para checar o que acontece nas redes sociais?
A possibilidade de estarmos conectados o tempo todo com nossos smartphones e tablets tem nos tornado mais dispersos. No mundo de hoje perder o foco se tornou um hábito maléfico, o qual ainda temos que aprender a controlar. No ambiente de trabalho, não possuir esse cerne pode fazer com que o trabalhador se perca ou ainda entregar um trabalho de péssima qualidade.
A concentração é uma característica fundamental para a conclusão de metas e objetivos em qualquer contexto, seja para fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, se dedicar aos estudos, manter a atenção no trabalho, entre outras inúmeras situações.
Mas quem perdeu o foco ou ainda aqueles que o procuram e não encontram podem relaxar. Existe sempre uma chance. A regra é eliminar, aos poucos, os supérfluos que distraem a atenção. Desde as redes sociais e email pessoal, até descobrir outros itens que roubam o tempo.
Após identificar o problema, ou seja, a falta de foco no trabalho, é necessário estipular um gerenciamento de tarefas. Realizar um planejamento para não se esquecer de nenhum dos afazeres é o grande primeiro passo para se organizar e se concentrar. O foco deve ser estimulado, assim como outras características pessoais para que o mesmo possa se tornar uma constante na vida do trabalhador.

Falhas na comunicação podem destruir um líder

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Um bom líder é a força da sua equipe. Ele é quem prepara o caminho para que, tanto os empregados como os objetivos da empresa estejam sempre alinhados no sentido de alcançar as metas estipuladas. Porém, um verdadeiro líder deve estar preparado para enfrentar o turbilhão de responsabilidades que o seu título demanda e o seu comportamento no dia a dia pode elevar sua equipe e sua carreira ou destruir ambos.
Nos dias de hoje, as empresas buscam empregados com espírito de liderança, mas acontece que, muitas vezes, o desenvolvimento dessa característica, que pode ser nata ou não, é muito acelerado a fim de atender as perspectivas de mercado. Com isso, muitos assumem o posto de chefia sem o devido preparo, o que acaba por prejudicar a empresa e os seus trabalhadores.
Entre as principais características que podem simplesmente detonar com a carreira de qualquer líder em ascensão está a comunicação, ou melhor, a falta dela. A comunicação, por exemplo, é um dos principais pilares da liderança e, quando negligenciada, causa sérios problemas entre a equipe.
Um bom chefe deve ouvir os empregados e estar atento às críticas e necessidades dos mesmos, além de ser capaz de entender o que seu funcionário tem a dizer, mesmo que seja algo negativo, sem levar para o lado pessoal. Com essas informações, esse chefe poderá melhorar sua atuação cada vez mais.
A comunicação e liderança andam juntas e se o líder não tem uma comunicação eficaz, a organização certamente ficará no mesmo patamar. Por esta razão, uma pessoa preparada para atuar com uma boa comunicação está claramente capacitada para, analisar, identificar, levantar, solucionar e consequentemente trazer resultados positivos para o trabalho e todos os que estão envolvidos. Por isso, se você deseja ser um destacado líder, invista na melhoria da sua comunicação.

Mães Administradoras: conciliando família e carreira

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No próximo domingo, 10 de maio, comemoramos o Dia das Mães. A data celebra a força, beleza e virtuosidade da mulher que tem o prazer de gerar uma nova vida dentro de si. E, ao longo dos anos, as mulheres, assim como as mães Administradoras, conquistaram cada vez mais espaço no mundo corporativo. Além de mulheres e mães, as trabalhadoras hoje continuam na luta, ainda pela paridade de gêneros, respeito e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
A dualidade da mulher moderna que envolve a carreira e a maternidade é o seu grande desafio atual. As profissionais, entre elas as Administradoras, buscam ter mais flexibilidade no dia a dia para dar conta do grande número de tarefas, porém acabam se esquecendo de cuidados essenciais com elas próprias. E, quando isso acontece o resultado não é nada positivo.
Desta forma, assim como nas instruções de um voo, onde devemos seguir a premissa de que é necessário colocar a máscara de oxigênio primeiro antes de ajudar alguém, na vida deve ocorrer dessa forma. Quando a mulher moderna não tem tempo para si mesma não conseguirá se dedicar a mais nada ou ninguém com a mesma atenção plena.
A dica para as grandes mães Administradoras é organizar a rotina ao gerenciar seu precioso tempo. Assim, elas encontrarão maneiras de ser a profissional que tanto almejam e se dedicar a assuntos pessoais, familiares, sociais, entre outros. É necessário também que a trabalhadora tenha um tempo dedicado apenas para si, pois assim ela pode se concentrar melhor em seus anseios e objetivos.
A maternidade é mais um desafio a ser encarado pelas profissionais de hoje, mas por outro lado, ainda é inerente ao ser feminino a proeza de ser mãe. Carinho, dedicação, competência, cuidado, foco, habilidade, conhecimento, entre muito outros adjetivos poderiam descrever a profissional ideal, mas nunca a mãe, pois essa palavra mágica é como a essência do verdadeiro amor: não dá para ser explicada, apenas sentida.
O Sinaerj deseja a todas as mães, principalmente as Administradoras um lindo domingo.
Feliz Dia das Mães!

O que sua mesa de trabalho pode dizer sobre você?

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Organização é uma das premissas básicas para qualquer profissional bem sucedido, principalmente no caso dos Administradores que têm essa característica como um dos pilares de sustentação da profissão. Agora, a organização de um pode ser diferente da de outra pessoa, principalmente na mesa de trabalho que pode dizer muito sobre um profissional. 
Um estudo realizado pelo site americano de empreendedorismo Entrepreneur reuniu algumas dicas para encontrar o que há de mais marcante no ambiente de trabalho e o que elas revelam sobre a personalidade de cada um. Segundo o site, mesas mais organizadas, sem nenhum papel fora do lugar, por exemplo, pode ser um sinônimo pessoas mais conscientes e confiáveis.
Porém, ter uma mesa mais bagunçada não significa que a pessoa é desorganizada, mas sim criativa e que a mesma se encontra facilmente, além de se sentir confortável, dentro daquilo que alguns chamam de bagunça. Já aqueles que decoram sua escrivaninha de trabalho  são pessoas com maior criatividade e abertas a novas experiências.
Tem também quem enche a mesa e o computador com declarações que inspiram como frases motivacionais. De acordo com o estudo, mensagens assim representam uma forma psicológica de emocionalmente equilibrar pessoas ansiosas.
São vários os tipos de profissionais assim como suas manias e estilos, porém cada um faz o seu trabalho da melhor maneira possível e é claro que a arrumação de uma mesa não é fator determinante para o comportamento de cada trabalhador. A personalidade de cada um é o que contribui para a produtividade de um bom trabalho em equipe, bem como para a evolução de qualquer organização.

Motivação é importante, mas disciplina é fundamental

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Sempre ouvimos falar que motivação é o que leva o profissional a patamares mais altos dentro da empresa que trabalha ou no cargo que ocupa, no entanto, esse estímulo é a energia empregada para a realização de uma meta, relacionada a necessidade de cada pessoa. Resumindo: a motivação é força que leva um trabalhador a ação. 
Porém, estar motivado está firmemente ligado ao estado particular mental ou emocional de uma pessoa, de modo que ela consiga realizar uma tarefa. Por isso, nem sempre a energia emitida é suficiente para dar encaminhamento a um trabalho. Uma pessoa que se diz desmotivada, não consegue finalizar um serviço com rapidez ou perfeição.  Por isso, para que as coisas fluam com profissionalismo e sem a interferência das emoções é preciso disciplina.
A palavra disciplina (regime de ordem imposta) vem do latim discipulus (aquele que aprende), que tem como função na prática realizar tudo aquilo que foi planejado, dia após dia. Digamos que seria uma espécie de canalização da energia da motivação. Ou seja, a disciplina é o que separa o funcionamento externo dos sentimentos e manter as emoções constantes, evitando assim, os maiores problemas organizacionais.
Buscar na motivação diária, a força necessária para que o trabalho saia da forma como desejado é o mesmo fantasiar que só deve-se fazer aquilo na qual se tem vontade, o que sabemos que não é real e quase impossível de acontecer. Por isso, ter disciplina no trabalho é fator fundamental para que o resultado seja positivo. 
Há quem acredite que ser disciplinado é uma coisa tediosa, porque a disciplina envolve fazer o que deve ser feito, independente de gostar ou não. Porém, no acirrado meio empresarial é necessário ter claro que existe uma diferença gigantesca entre fazer o que gosta e fazer o que é fácil. Se a sua opção é sempre a segunda, saiba que você está trilhando por um caminho de declínio até o insucesso. É primordial aprender a gostar do processo como um todo, seja ela bom ou ruim. Faz parte da vida profissional.
Como diz um ditado: “o quem vem fácil, vai fácil”, ou seja, o ser humano por criação é sedento por novos desafios, sendo assim, nem sempre aquilo que parece fácil pode ser instigante ou motivador por muito tempo. Por isso, manter o foco e a disciplina são ações cruciais para o desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, da carreira. Comprometa-se com as metas, evite ser procrastinador, seja pontual e mantenha função regular. Agindo assim, você se automotiva e caminha em direção ao sucesso.

Aplicativos para os Administradores

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Sabemos o quanto a tecnologia nos ajuda nos dias de hoje, principalmente os aplicativos que estão a apenas um toque no celular. São diversos os Apps que facilitam a vida das pessoas e, especificamente, a rotina de alguns profissionais. No caso dos Administradores, separamos alguns que podem facilitar seu trabalho.
Atualmente, administrar o tempo é uma grande das grandes dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, desta maneira, o aplicativo Evernote é indicado para quem deseja organizar observações, dados, lembretes e afins no modo off-line e online. Ele disponibiliza blocos de anotações para que sejam salvos qualquer tipo de texto e determinados tipos de mídias (fotos, links), facilitando na hora de lembrar o que deve ser feito na empresa. Ele está disponível para dispositivos Android, iOS e Windows Phone.
Outro aplicativo legal é o Instapaper. Criado para salvar artigos que você encontra na rede para ler em outro momento mais apropriado, é acessível para Android e iOS. Já o Neotriad permite a criação de uma lista de tarefas diárias e determina um tempo dedicado para cada uma delas. O app foi criado para servir como uma “agenda pessoal” do usuário. Ele dispõe de uma interface simples, que pode ser utilizada para gerenciar o tempo de suas equipes e de seus funcionários. Ele está disponível para Android e iOS.
Mais uma dica de app para os Administradores é o Smartr, criado para organizar os contatos espalhados nas mais diversas contas utilizadas pelo usuário. Números nos e-mails, redes sociais e telefones são sincronizados e colocados à sua disposição, ganhando tempo e facilitando o processo de identificação de um contato. O Smartr conta com uma interface amigável, colocando todas as informações das pessoas com quem você convive em um só lugar.
Por fim, existe o aplicativo brasileiro chamado Contábil. Este realiza cálculos de pagamentos via CLT. Através da remuneração bruta de salário, ele calcula desconto do INSS e Imposto de Renda, além da remuneração líquida e pensão alimentícia. Ele está disponível somente para iOS.

O chefe provoca insatisfação no trabalho? Como agir?

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Acho que não é nenhuma novidade para aqueles que convivem em um ambiente de trabalho, que os relacionamentos interpessoais são um dos maiores causadores de problemas no dia-a-dia laboral. Isso ocorre por que cada pessoa possui uma personalidade e característica individual, o que, muitas vezes, pode tornar o convívio entre colegas de trabalho complicado e gerar insatisfação. Mas e quando essa situação acontece com o chefe, o que fazer?
Segundo relatórios, mais de 95% da população tem um superior ou líder de equipe na empresa que trabalha, ou seja, a maioria dos profissionais precisa diariamente lidar com algum tipo de subordinação. Contudo, estudos mostram que sete em cada dez pessoas acreditam que conviver com um chefe é a parte mais estressante do ambiente de trabalho. Isto é, chefes venenosos, desequilibrados emocionalmente ou desinteressados podem causar, e muito, insatisfação entre os funcionários e ainda elevar o nível de estresse da sua equipe.
Uma pesquisa suíça, publicada no ano passado no jornal médico Occupational and Environmental Medicine, realizada com 3.122 trabalhadores durante o período de dez anos, revelou que profissionais que lidam com maus chefes têm de 20% a 40% mais chances de sofrer um ataque cardíaco. Mas o pior é que, segundo o livro do escritor Robert Sutton, intitulado Good Boss, Bad Boss: How to Be the Best and Leam from the Worst ("Chefe bom, chefe mau: como ser o melhor e aprender com os piores"), essa relação turbulenta entre chefe e empregado jamais deixará de existir.  Mas então o que fazer?
Quem realmente deseja se desenvolver na carreira e alcançar altos patamares dentro de uma organização, precisa aprender a administrar confrontos e melhorar o relacionamento com os superiores. Na realidade é necessário adaptação. É claro que trabalhar em um ambiente venenoso com um chefe que não saí do pé, é realmente uma tarefa árdua, no entanto, coloque como meta o crescimento profissional e busque maneiras de evoluir seu aprendizado e novas formas de qualificação.
Outro ponto essencial é separar a afetividade do profissionalismo. Apesar de ser ótimo ter pessoas consideradas próximas no ambiente laboral, lembre-se, você não está no trabalho para fazer amigos. Por isso, é fundamental tentar separar, sempre que possível, seu afeto e vida pessoal dos relacionamentos profissionais, principalmente em relação ao chefe. É preciso primeiramente respeitar seu superior pela posição que ele se encontra. 
Evite ser agressivo ou ficar na posição defensiva durante os diálogos com o superior. Tente também alinhar estilos de trabalho e objetivos, pois assim conseguirá ter mais proximidade com chefe em matéria de trabalho. É preciso que fique claro que ao longo da vida laboral todos os profissionais terão algum tipo de relação conflituosa no ambiente laboral, sendo assim, é preciso saber administrar as emoções e lidar com as diferenças. Agora, se a relação é realmente insuportável ou se você sofre algum tipo de assédio dentro da empresa, então é preciso rever essa questão e quem sabe mudar de emprego.