Sabedoria para resolver equações da vida de um ignorante

0 comentários

Ser um sábio infeliz ou um ignorante feliz? Entre as escolhas que fazemos em nossa vida, em muitos casos, nos deparamos com essa pergunta, pois existe uma tênue linha entre a sabedoria e a ignorância, assim como entre a genialidade e a loucura. Muitos buscam o conhecimento para que este os leve à sabedoria, mas somente nos sentimos motivados a buscar conhecer novas coisas quando nossa ignorância gera desconforto.
O fato de não saber de algo não nos incomoda até precisarmos deste conhecimento em nossas vidas. Por outro lado, o não saber é também não se importar, afinal porque aprender equações de 4° grau se eu sou um ator de cinema e, logo, nunca utilizarei deste conhecimento para nada? Essa é a chamada ignorância cômoda, porque não temos noção de nosso desconhecimento e, portanto, o mesmo não nos incomoda.
Agora, quando nos deparamos com situações novas e incomuns em nossas vidas passamos para a fase da ignorância incômoda, pois o mesmo ator de cinema que não aprendeu as equações no colégio necessita fazer uma prova para um concurso onde há questões relacionadas à matemática. Neste momento, o seu não conhecimento causa o desconforto, visto que a cada erro na prova anula uma questão correta. Ele quer estabilidade financeira para poder se dedicar melhor à carreira, mas sabe que não irá conseguir o êxito por, justamente, não saber responder as questões de matemática cobradas na prova.
Quando a preocupação por não saber acontece, algo dentro do ator se esmoreceu. Porém esse desconforto motiva a busca pelo conhecimento e, então, o ator entra em um curso preparatório para concursos e vai além. Ele decide tomar aulas de matemática, com foco nas equações que nunca quis saber de estudar na vida. Mas, no fundo, o ator não quer aprender aquilo, ele apenas necessita daquele conhecimento.
Neste momento, a fase pela qual ele passa é a de acomodação, pois após alguns meses no curso preparatório, além das aulas particulares de matemática, ele enfim acha que aprendeu. Finalmente, uma nova oportunidade de concurso aparece e nosso ator faz a prova confiante, porém ao ler as questões de matemática descobre que a disciplina engloba mais do que imaginava. As questões sobre as equações estavam lá, mas constavam também lógica, gráficos, geometria e cálculo integral.
Resultado: o ator não conseguiu responder todas as questões, pois não sabia e nem havia estudado o suficiente. Isso significa que a partir de agora, ou ele gosta de matemática e realmente aprende a disciplina ou ele desiste dos concursos. Como seu sonho era realmente ser ator ele não deu a mínima importância para os outros conhecimentos, por isso não estudou com um todo, mas de forma limitada e até mesmo forçada. Porém, a sabedoria é somente adquirida quando nos sentimos enriquecidos com qualquer pequeno conhecimento novo e não quando nos forçamos a aprender algo.
Esse ator sou eu e você, que possuímos sonhos, mas por ser difícil ou porque simplesmente não nos interessa deixamos alguns possíveis conhecimentos de lado. Topar com uma novidade e ter o prazer de buscar pelo seu entendimento é uma forma de busca constante pela sabedoria. Comprar um livro sobre um assunto específico, mesmo sem estar precisando solucionar alguma carência imediata, mas pelo prazer de saber um pouco mais sobre aquele assunto é dar um passo a frente para nosso desenvolvimento.
Sendo assim, podemos concluir que o poder da ignorância somente tem valor quando não somos desafiados. Podemos ficar estáticos ou renovar nossos conhecimentos e nos sentir gratos por aprender um fato novo a cada dia. A questão é que mesmo a sabedoria nos traz desconforto, pois quanto mais aprendemos, mais percebemos que nada sabemos.

Gestor de RH integra pessoas aos objetivos da organização

0 comentários


O tema gestão de pessoas vem ganhando destaque, nos últimos anos, como importante área de conhecimento dentro da Administração. As empresas têm dado cada vez mais destaque a esse profissional que deve ter conhecimentos diversos, além de integrar profissionais para que atuem de forma proativa no exercício de suas funções com o objetivo de alcançar as metas dentro da organização.
Um Gestor de Recursos Humanos administra planos de carreira, analisa estratégias institucionais, elabora planos de recrutamento e seleção. No que diz respeito às atividades de seleção de candidatos, os recrutadores de RH devem ser bem criteriosos no momento de escolher os novos funcionários de uma empresa para determinada função. Cabe a ele a avaliação dos futuros colaboradores e também a real necessidade da contratação de novos funcionários.
Gerir pessoas não é tarefa fácil, mas entre as principais características de um bom Gestor de RH está a identificação do perfil comportamental do candidato. Isso significa que o gestor de RH deve reconhecer os pontos fortes e fracos daqueles que participam de uma seleção e, assim decidir quem prossegue e quem é eliminado do processo.
O perfil do gestor de recursos humanos apresenta características como: visão generalista, disposição para atuar em parcerias, ação estratégica, estar atualizado com os acontecimentos do mundo e do negócio específico da empresa na qual atua, motivação de pessoal, habilidade para negociar, entre outras.
Munidos das características acima, o profissional desta área será muito valorizado. Hoje existem muitas vagas para a área de RH no mercado, porém apenas os mais qualificados entram na disputa pelo setor nas maiores e melhores empresas. O capital humano é muito importante para o sucesso das organizações, afinal são as pessoas que movem as empresas, por isso, o posicionamento estratégico da área de RH vem sendo muito benéfico na, cada vez mais exigente, competitividade no mundo do trabalho.

Recuar sim, desistir jamais!

0 comentários

Obter a tão sonhada estabilidade profissional tem se tornado cada dia mais uma missão “quase” impossível, principalmente se tratando dos jovens empreendedores. Isso porque o mercado de trabalho, além de competitivo, está vivendo sua maior transformação desde a Revolução Industrial. Mas, não é apenas uma mudança nos negócios, é uma modificação no perfil do profissional e em suas estratégias.
Embora vencer e estar à frente sejam sempre o objetivo principal, é preciso entender aonde pretender ir e, principalmente, como é possível chegar. Sabe aquele projeto que tinha tudo para ser um sucesso, mas não obteve o resultado esperado? Pois bem, muitas vezes não foi porque ele não era bom, mas porque no momento da idealização ele não recebeu a palavra de ordem: a estratégia.
Um ponto importante que precisa ser revisto pelos profissionais é a estratégia, seja ela no desempenhar de uma função ou na busca por uma possibilidade. O profissional que o mercado busca hoje é aquele direcionado, focado e que principalmente não desiste frente às adversidades apresentadas pela vida ou pela organização ao qual representa.
Escrito por um comandante chinês, no século IV a.C, há pelo menos 2.500 anos, o livro “A arte da guerra” pode, nos dias de hoje, ainda ser um valioso dicionário de planejamento estratégico para os profissionais que desejam se atrever. Apesar de ser um glossário da arte militar, muitos conselhos e ideias descritas, podem e devem ser adaptadas aos profissionais empreendedores.
Entre os imprescindíveis pareceres descritos no volume estão: Caminho - é preciso saber qual caminho seguir e ter em mente o objetivo a ser alcançado; Terra - saber como chegar, apesar das dificuldades e percalços; Líder – é preciso ser um destemido, com conhecimento e honesto; Clima – saber todas de todas adversidades a serem enfrentadas e; Métodos – entender os controles necessários para manter a tropa, no caso a equipe, no controle e em combate. Certamente é possível identificar as semelhanças com o ambiente empresarial, transformando os conselhos em estratégias profissionais.
Além disso, na “guerra” corporativa, é preciso que haja velocidade, precisão sem hesitação e ter as armas certas, pois ações e planos muito demorados podem custar altos valores e a vitória. Como é a caso do General Francês, Napoleão Bonaparte, que hesitou em atacar e acabou derrotado em confronto decisivo. Considerado um gênio militar invencível, Bonaparte vinha de grandes vitórias nas guerras Napoleônicas, porém ao invadir a Rússia, em 1812, em um momento em que estava com seu exército reduzido, o General ao invés de traçar um plano e atacar, resolveu esperar o terreno úmido do local secar, para facilitar o movimento da cavalaria. Resultado: ao iniciar a batalha de forma errônea e com canhões pesados, a tropa foi alvejada e teve uma grande perda e, apesar das tentativas, o exército fracassou.
Assim, fica claro que, agilidade, determinação e estratégias são as principais armas para obter o sucesso profissional, além de conseguir se fixar no novo e competitivo mercado de trabalho atual. Outro ponto que também precisa ser avaliado é que apesar das divergências e possíveis derrotas - pois na estamos suscetíveis a isso, é preciso deixar claro que perde-se a batalha, mas nunca a guerra. Se o mercado exige que o novo perfil de profissional seja o determinado e com metas traçadas, seja esse profissional. Recuar sim, desistir jamais!

Estabelecer prazos transforma sonhos em objetivos

0 comentários

Todos querem ser bem sucedidos em suas carreiras e desejam trabalhar nas melhores empresas, alcançar os mais altos resultados, além de serem reconhecidos por isso. Porém, são poucos os que realmente têm e mantêm uma carreira de sucesso. Mas por que apenas poucos? Esses alguns são melhores que outros? O que os diferencia? As respostas para essas perguntas podem não ser tão simples, mas todos os bons profissionais tem algo em comum: o planejamento.
Planejar seus objetivos é o primeiro e mais importante passo para estar preparado para decolar na profissão escolhida. Mas isso, muita vezes, é o problema, pois a maior parte das pessoas não sabe o que quer e, com isso, ficam perdidas na hora de fazer um planejamento de carreira. Estipular prazo para as metas a serem conquistadas faz parte desse planejamento e é algo que faz o sonho se tornar realidade.
Após o alinhamento e planejamento dos seus objetivos é preciso colocá-los em prática, pois ações sem planejamento são tão ruins quanto um planejamento esquecido no fundo da gaveta. Foco é a principal palavra para seguir em frente na busca pelos objetivos. Além disso, entre os conceitos para colocar o plano em ação é necessário: ter o objetivo claro, organização, avaliar riscos e oportunidades, um passo de cada vez, agir racionalmente, entre outros.
Sendo assim, sem ação nada passa de apenas uma intenção, por isso, seu projeto deve ser colocado em prática o quanto antes para garantir sua eficácia no futuro e então conseguir a tão sonhada promoção no trabalho ou até mesmo novas oportunidades de carreira. Como disse o famoso inventor estadunidense, Thomas Edson: “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.

O posicionamento dos profissionais diante das mudanças do mundo contemporâneo

0 comentários

Nem todo mundo gosta ou está preparado para mudanças, tanto na carreira quanto na vida pessoal, porém elas são inevitáveis e diante disso temos que refletir sobre a real importância desses momentos de transição. O mundo é um grande exemplo de grandes transições, e hoje vivemos em uma aldeia global, onde as transformações provocadas pela evolução da tecnologia mudam também nossas formas de interagir com as pessoas, ou seja, mudam nossas relações pessoais e profissionais.
Cada um encara a mudança à sua maneira e isso é crucial na definição de novos parâmetros na vida. Por exemplo, dois profissionais com a mesma formação, idade, e cargo em comum, podem lidar com a mudança de chefia de jeito completamente distinto. O pessimista vai achar que o novo chefe não será tão bom quanto o anterior e, ainda por conta de sua insegurança, poderá pensar que não irá conseguir alcançar todas as metas almejadas por esse então novo chefe, que nem chegou a adentrar pela porta da empresa.
Já outro tipo de profissional, o otimista, lida com a notícia da mudança como uma oportunidade de mostrar o seu melhor. O novo chefe poderá ser alguém com quem ele poderá aprender mais, desenvolver seu potencial e, com isso, a organização sairá ganhando também. Esse tipo de profissional tem muito mais chances de estabelecer sua carreira, pois além de aceitar e não temer mudanças faz delas novas oportunidades de vida.
Além do otimista e do pessimista, existem também as pessoas mais realistas. Isso porque tanto o pessimismo quanto o otimismo em excesso podem ser prejudiciais a carreira. Os realistas são aqueles que trabalham com o que têm e contemplam o futuro com base em experiências já vividas. Não contam com a sorte, mas acreditam nas evidências, principalmente diante de crises. Porém, o profissional que se denomina realista pode no fundo ser um pessimista, pois este percebe os “furos” de uma ideia, mas é bom notar que, ás vezes, mesmo as ideias mais estapafúrdias podem dar certo.
Diante das transformações do admirável mundo novo temos que nos manter firmes e atualizados e, tanto os mais otimistas, quanto os realistas e talvez até os pessimistas concordam que, mesmo ruins, mudanças acontecem quando menos esperamos, por isso é bom estar preparado sempre. As transformações trazem consigo novos desafios que devemos encarar nessa grande roda da vida que não para nunca de girar.

A comunicação como ferramenta para evitar erros

0 comentários


Na era da informação o gestor que deseja ter um bom relacionamento com seus funcionários precisa ter uma ferramenta essencial dentro da organização: a comunicação. O profissional que não sabe gerir, transmitir com clareza uma informação aos seus subordinados ou não sabe falar em público, tem grandes chances de estagnar na carreira e ter insucesso profissional.
Baseado na ideia de que a comunicação é ferramenta básica da vida e que é inerente a condição humana, muitos gestores são levados a negligenciarem com a comunicação na organização, não se importando em como ela está sendo tratada ou refletida. Porém, uma informação transmitida em um jargão técnico, de forma errônea ou com conteúdo distorcido pode transformar um simples ato de transmitir informação em um processo que pode ser fatal para o administrador e sua organização. Normalmente quando a comunicação de uma organização é ineficaz, problemas diversos tendem a acontecer. Desde os ruídos internos até perdas de ganhos e clientes.
É preciso deixar claro que para obter sucesso no negócio, produtividade e um bom relacionamento dentro da instituição, a comunicação precisa estar em primeiro lugar. Ela está ligada a cultura organizacional e aos meios escolhidos para a disseminação das informações. É através dela que a organização consegue expor sua missão, seus objetivos e, principalmente, transmitir credibilidade aos seus públicos-alvo.
Um gestor que preza pela imagem da organização precisa ter em mente o quanto essa ferramenta inerente à humanidade, é importante para as relações sociais da organização, podendo ser ela, dependendo da forma utilizada em sua propagação, uma aliada ou uma vilã. Fica claro assim que ruídos na comunicação não agregam valores às pessoas nem às instituições. Eles só causam prejuízo ao bolso, aos trabalhadores e a imagem da organização.
Hoje não basta apenas administrar uma área da empresa, é preciso saber administrar a comunicação que é direcionada aos funcionários e ao público-alvo, porque uma instituição que se comunica com clareza consegue manter a fidelidade e proporciona o bem estar e motivação para seus públicos.

Diploma na mão. E agora?

0 comentários

Entrada no disputado mercado de trabalho após
faculdade depende de dedicação


Após anos de estudos na faculdade, provas, trabalhos, entre outros, finalmente é chegado o dia tão esperado por você e pelos seus familiares: a formatura. Porém, é nesse momento que muitos recém-formados se enchem de dúvidas e incertezas com relação ao caminho que devem seguir e como podem se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado.
Assim como os demais formandos, os jovens Administradores também descobrem que após a formatura se inicia a verdadeira batalha: a busca por um emprego. Para a maioria dos novos profissionais o grande problema é saber como entrar no disputado mercado de trabalho, muitas vezes, sem nenhuma experiência.
Especialistas na área de RH garantem que o estágio, ainda na universidade, é a porta de entrada mais fácil para o mercado de trabalho e estabilização em um emprego, pois estagiar faz com que o candidato adquira experiência na área. Junto à isso o planejamento da carreira, característica não presente na vida da maioria dos jovens estudantes, ajuda a centralizar o foco naquilo que o candidato procura.
Existem outras atividades que agregam valor aos que ainda estão ainda na faculdade. Exemplos de maior destaque são os projetos acadêmicos e trabalho voluntário, por formas efetivas de se criar uma vivência profissional antes mesmo de se formar ou de arranjar emprego na área. É válido lembrar que apenas o curso superior não prepara ninguém para o trabalho, mas sim o conjunto de experiências ao longo da vida acadêmica.
Após o término da faculdade também é importante continuar focado na qualificação profissional. Atualmente, existe um mundo para isso como cursos de idiomas, pós-graduação, MBA, e vários outros que podem impulsionar seu currículo. Então é comum estar cercado de dúvidas e até mesmo nervosismo após a graduação, mas com foco devidamente ajustado é possível superar a insegurança e investir na busca pelo sucesso profissional.