Motivação é importante, mas disciplina é fundamental

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Sempre ouvimos falar que motivação é o que leva o profissional a patamares mais altos dentro da empresa que trabalha ou no cargo que ocupa, no entanto, esse estímulo é a energia empregada para a realização de uma meta, relacionada a necessidade de cada pessoa. Resumindo: a motivação é força que leva um trabalhador a ação. 
Porém, estar motivado está firmemente ligado ao estado particular mental ou emocional de uma pessoa, de modo que ela consiga realizar uma tarefa. Por isso, nem sempre a energia emitida é suficiente para dar encaminhamento a um trabalho. Uma pessoa que se diz desmotivada, não consegue finalizar um serviço com rapidez ou perfeição.  Por isso, para que as coisas fluam com profissionalismo e sem a interferência das emoções é preciso disciplina.
A palavra disciplina (regime de ordem imposta) vem do latim discipulus (aquele que aprende), que tem como função na prática realizar tudo aquilo que foi planejado, dia após dia. Digamos que seria uma espécie de canalização da energia da motivação. Ou seja, a disciplina é o que separa o funcionamento externo dos sentimentos e manter as emoções constantes, evitando assim, os maiores problemas organizacionais.
Buscar na motivação diária, a força necessária para que o trabalho saia da forma como desejado é o mesmo fantasiar que só deve-se fazer aquilo na qual se tem vontade, o que sabemos que não é real e quase impossível de acontecer. Por isso, ter disciplina no trabalho é fator fundamental para que o resultado seja positivo. 
Há quem acredite que ser disciplinado é uma coisa tediosa, porque a disciplina envolve fazer o que deve ser feito, independente de gostar ou não. Porém, no acirrado meio empresarial é necessário ter claro que existe uma diferença gigantesca entre fazer o que gosta e fazer o que é fácil. Se a sua opção é sempre a segunda, saiba que você está trilhando por um caminho de declínio até o insucesso. É primordial aprender a gostar do processo como um todo, seja ela bom ou ruim. Faz parte da vida profissional.
Como diz um ditado: “o quem vem fácil, vai fácil”, ou seja, o ser humano por criação é sedento por novos desafios, sendo assim, nem sempre aquilo que parece fácil pode ser instigante ou motivador por muito tempo. Por isso, manter o foco e a disciplina são ações cruciais para o desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, da carreira. Comprometa-se com as metas, evite ser procrastinador, seja pontual e mantenha função regular. Agindo assim, você se automotiva e caminha em direção ao sucesso.

Aplicativos para os Administradores

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Sabemos o quanto a tecnologia nos ajuda nos dias de hoje, principalmente os aplicativos que estão a apenas um toque no celular. São diversos os Apps que facilitam a vida das pessoas e, especificamente, a rotina de alguns profissionais. No caso dos Administradores, separamos alguns que podem facilitar seu trabalho.
Atualmente, administrar o tempo é uma grande das grandes dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, desta maneira, o aplicativo Evernote é indicado para quem deseja organizar observações, dados, lembretes e afins no modo off-line e online. Ele disponibiliza blocos de anotações para que sejam salvos qualquer tipo de texto e determinados tipos de mídias (fotos, links), facilitando na hora de lembrar o que deve ser feito na empresa. Ele está disponível para dispositivos Android, iOS e Windows Phone.
Outro aplicativo legal é o Instapaper. Criado para salvar artigos que você encontra na rede para ler em outro momento mais apropriado, é acessível para Android e iOS. Já o Neotriad permite a criação de uma lista de tarefas diárias e determina um tempo dedicado para cada uma delas. O app foi criado para servir como uma “agenda pessoal” do usuário. Ele dispõe de uma interface simples, que pode ser utilizada para gerenciar o tempo de suas equipes e de seus funcionários. Ele está disponível para Android e iOS.
Mais uma dica de app para os Administradores é o Smartr, criado para organizar os contatos espalhados nas mais diversas contas utilizadas pelo usuário. Números nos e-mails, redes sociais e telefones são sincronizados e colocados à sua disposição, ganhando tempo e facilitando o processo de identificação de um contato. O Smartr conta com uma interface amigável, colocando todas as informações das pessoas com quem você convive em um só lugar.
Por fim, existe o aplicativo brasileiro chamado Contábil. Este realiza cálculos de pagamentos via CLT. Através da remuneração bruta de salário, ele calcula desconto do INSS e Imposto de Renda, além da remuneração líquida e pensão alimentícia. Ele está disponível somente para iOS.

O chefe provoca insatisfação no trabalho? Como agir?

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Acho que não é nenhuma novidade para aqueles que convivem em um ambiente de trabalho, que os relacionamentos interpessoais são um dos maiores causadores de problemas no dia-a-dia laboral. Isso ocorre por que cada pessoa possui uma personalidade e característica individual, o que, muitas vezes, pode tornar o convívio entre colegas de trabalho complicado e gerar insatisfação. Mas e quando essa situação acontece com o chefe, o que fazer?
Segundo relatórios, mais de 95% da população tem um superior ou líder de equipe na empresa que trabalha, ou seja, a maioria dos profissionais precisa diariamente lidar com algum tipo de subordinação. Contudo, estudos mostram que sete em cada dez pessoas acreditam que conviver com um chefe é a parte mais estressante do ambiente de trabalho. Isto é, chefes venenosos, desequilibrados emocionalmente ou desinteressados podem causar, e muito, insatisfação entre os funcionários e ainda elevar o nível de estresse da sua equipe.
Uma pesquisa suíça, publicada no ano passado no jornal médico Occupational and Environmental Medicine, realizada com 3.122 trabalhadores durante o período de dez anos, revelou que profissionais que lidam com maus chefes têm de 20% a 40% mais chances de sofrer um ataque cardíaco. Mas o pior é que, segundo o livro do escritor Robert Sutton, intitulado Good Boss, Bad Boss: How to Be the Best and Leam from the Worst ("Chefe bom, chefe mau: como ser o melhor e aprender com os piores"), essa relação turbulenta entre chefe e empregado jamais deixará de existir.  Mas então o que fazer?
Quem realmente deseja se desenvolver na carreira e alcançar altos patamares dentro de uma organização, precisa aprender a administrar confrontos e melhorar o relacionamento com os superiores. Na realidade é necessário adaptação. É claro que trabalhar em um ambiente venenoso com um chefe que não saí do pé, é realmente uma tarefa árdua, no entanto, coloque como meta o crescimento profissional e busque maneiras de evoluir seu aprendizado e novas formas de qualificação.
Outro ponto essencial é separar a afetividade do profissionalismo. Apesar de ser ótimo ter pessoas consideradas próximas no ambiente laboral, lembre-se, você não está no trabalho para fazer amigos. Por isso, é fundamental tentar separar, sempre que possível, seu afeto e vida pessoal dos relacionamentos profissionais, principalmente em relação ao chefe. É preciso primeiramente respeitar seu superior pela posição que ele se encontra. 
Evite ser agressivo ou ficar na posição defensiva durante os diálogos com o superior. Tente também alinhar estilos de trabalho e objetivos, pois assim conseguirá ter mais proximidade com chefe em matéria de trabalho. É preciso que fique claro que ao longo da vida laboral todos os profissionais terão algum tipo de relação conflituosa no ambiente laboral, sendo assim, é preciso saber administrar as emoções e lidar com as diferenças. Agora, se a relação é realmente insuportável ou se você sofre algum tipo de assédio dentro da empresa, então é preciso rever essa questão e quem sabe mudar de emprego.  

Administrador, recicle-se!

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Para conquistar uma vaga ou permanecer no mercado de trabalho, o profissional moderno precisa se atualizar constantemente. Uma forma conveniente para se manter informado sobre as novas tendências de negócio é através de cursos e especializações. E, mesmo que o orçamento do não permita tal investimento, ainda existe a vantagem dos cursos gratuitos, oferecidos por várias empresas - inclusive algumas que possuem grande destaque – que tem como intuito de desenvolver as competências e ampliar as chances dos profissionais no mercado de trabalho.
Existem diversos cursos interessantes para os profissionais e estudantes de Administração. Abaixo seguem algumas empresas que estão oferecendo essas oportunidades:
HotCourses – Estudos no exterior
Para quem tiver interesse em estudar no exterior é possível encontrar ótimas oportunidade no HotCourses. O site oferece uma busca que agrupa informações sobre bolsas de estudo no exterior para países como Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Malásia e Cingapura, é o melhor, com bolsas de até 100%. Um dos locais de estudo de maior de destaque é a Curtin Univesity, que fica em Perth, Oeste da Austrália e tem inscrições abertas para diferentes bolsas. Para os interessados em se inscrever, o endereço do site é: http://www.hotcourses.com.br/.
Sebrae - cursos gratuitos voltados para pequenos empresários e empreendedores
O Sebrae oferece diversos cursos gratuitos pela Internet com a emissão de certificado após a conclusão, uma ótima oportunidade para quem deseja aprimorar os conhecimentos. Entre as áreas estão: aprender a empreender; análise e planejamento financeiro; como vender mais e melhor; d-olho na qualidade: 5Ss para os pequenos negócios, gestão da inovação: inovar para competir, entre outros. Para se cadastrar basta acessar o site: http://www.sebrae.com.br/
Fundação Bradesco - cursos online
A Fundação Bradesco possui a “Escola Virtual”, um portal dedicado a proporcionar cursos à distância, via Internet, e semipresenciais para profissionais que queriam possuir uma nova especialização ou requalificação para o mercado de trabalho. Entre as opções estão: administração financeira; banco de dados; cursos de aperfeiçoamento/comportamentais e outros. Saiba mais em: www.ev.org.br.

SENAI- capacitação profissional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, também tem um programa de curso gratuito de qualificação profissional. O objetivo é propiciara formação inicial e contínua que ofereça oportunidades de conhecimentos nas diversas áreas da indústria, permitindo uma maior capacitação profissional, questão que é muito exigida hoje pelo mercado. Mais informações no site: http://migre.me/hYBLJ.
Entendendo que o mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo e sempre a procura de profissionais qualificados, o Sinaerj, aconselha aos Administradores, mesmo aos que já estão empregados, que busquem sempre se manter atualizados, realizando cursos extras e de aperfeiçoamento, pois somente assim, será possível garantir uma melhor vaga no emprego e galgar altos  postos na carreira. 

Para você o copo está meio cheio ou meio vazio? De que forma você encara os problemas?

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Não tem como iniciar esse texto sem antes perguntar: o que você vê? Um copo meio cheio ou meio vazio? A pergunta parece boba ou até mesmo clichê, mas a resposta é o que vai dar a primeira indicação de qual a sua atual percepção e perspectiva diante da vida.  Isso porque, cada pessoa reage de uma forma diferente às adversidades e desafios que a vida e o trabalho apresentam, e essa visão é o que defini uma atitude positiva ou negativa.
Diagnósticos de diversos profissionais tanto na área da Psicologia, quanto em Recursos Humanos, afirmam que se um profissional enxerga o copo meio vazio é sinal de que a percepção deste é pessimista, ou seja, vê a vida de um ângulo mais negativo. Já aqueles que acham que o copo está meio cheio, enxergam a vida por um lado mais otimista e tendem a lidar mais facilmente com as problemáticas que vierem a ocorrer.
No entanto, cada ser humano é dotado de uma própria visão do mundo. Por exemplo, nem sempre as pessoas que leem os mesmos livros ou assistem aos mesmos filmes têm interpretações idênticas, seja por crenças, valores, gostos ou análises, não importa, cada ser enxerga ângulos diferentes em uma mesma situação. Ah! isso sem falar que nada impede também que uma pessoa não esteja em seu melhor dia, o que faz com que ela tome atitudes carrancudas diante de uma simples problemática. Mas, que mal há nisso?
A questão na verdade é saber como você reage a uma situação. Será que você sofre e se desespera ou pensa e analisa a situação? Isso é o que vale! É preciso primordialmente buscar encarar os desafios e dificuldades do dia-a-dia de uma forma mais light, serena, porém focado na sua resolução. Como diz um provérbio tibetano “Se seu problema tem solução, então não há com que se preocupar. Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão”. Ou seja, preocupe-se em resolver as problemáticas solucionáveis e tente encarar a vida e, sobretudo, o trabalho como uma âncora de experiência e retorno.
Busque ser mais tolerante e menos exigente consigo mesmo e com as pessoas com quem convive, ninguém é perfeito, muito menos você e seus colegas de trabalho. Tente analisar as perspectivas sempre por dois ângulos diferentes e tenha paciência na hora de resolver um problema. Mapeie detalhadamente a sua situação e tenha em mente os resultados que podem ocorrer. Mas e se a situação já aconteceu da maneira mais drástica? Busque recursos para minimizar o impacto ou resolver a dificuldade.
Procure sempre montar uma estratégia mental antes de tomar qualquer decisão. Após traçar um plano, tome ações reais e vá em frente. Encare o problema de frente, mas sem achar que o mundo vai acabar, caso não dê certo. Lembre-se na vida e na profissão o importante é pensar diferente, ser resiliente e nunca desistir. Agora me responde novamente: o copo está meio vazio ou meio cheio?

Como anda o desenvolvimento sustentável nas empresas?

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É notório como o nível de conscientização da população, dos meios de comunicação e das empresas vem mudando à medida que anos vão passando, principalmente, se o assunto é relacionado ao desenvolvimento sustentável.  Hoje, sustentabilidade já deixou de ser uma simples mensagem, para se tornar uma mudança de atitude e mobilização, sobretudo nas grandes empresas, que enxergam nessa estratégia uma forma de atrair novos mercados.  Mas como isso veio à tona no mundo globalizado?
Para entendermos esse processo, precisamos voltar alguns anos. Após décadas – em um período em que o capitalismo desempenhou bem seu papel – onde as empresas e pessoas praticavam sem restrição, o uso indevido de recursos naturais , explorando inapropriadamente milhares de hectares de terra, os resultados puderam ser vistos nos diversos desastres ambientais. Essas mudanças negativas no meio ambiente fizeram com que a ONU (Organização das Nações Unidas) e outras organizações voltadas para saúde das pessoas e do planeta, conhecessem lentamente as consequências de anos de desenvolvimento insustentável, que acabam resultando na degradação contínua do planeta e ameaça real a espécie humana.
De lá, até agora, muito já foi falado e trabalhado por estas organizações, para que ocorresse uma redução extrema nos impactos do homem sobre o meio ambiente, incluindo tanto na sociedade, como na forma como as empresas atuam. Porém, foi no final da década de 1990, que algumas empresas norte americanas atentas às degradações ambientais, começaram a modificar suas relações com o meio ambiente, criando produtos que pudessem reduzir os gases que provocavam efeito estufa (GEEs). Essa atitude acabou por expandir a eco consciência para outros países do mundo, incluindo o Brasil. Mas será que as organizações aderiram integralmente a esta causa ou apenas a usam como marketing? 
Segundo o resultado de um estudo realizado pelo Programa Sustentabilidade na Prática – Caminhos & Desafios, do Banco Santander, o interesse pelo tema sustentabilidade cresceu em todos os andares da pirâmide das organizações. Dados do levantamento mostraram que durante os três anos de avaliação, a importância para o tema desenvolvimento sustentável cresceu em vários níveis. Entre a alta gerência passou de 65% para 82%, na média gerência começou em 50% e fechou em 72%; e, entre os funcionários que não são gestores foi de 35% para 58%. Números que comprovam que, de fato, há uma mudança no comportamento humano e que as empresas realmente estão se interessando pela nova onda verde.
De acordo com o Coordenador do curso de Administração da Faculdade UNIABEU, Alessandro Orofino, muitas empresas vêm utilizando com veemência ações de sustentabilidade nos projetos e produtos da organização, porém, a maioria ainda não alcançou a excelência necessária na utilização desses recursos.  “Finalmente as pessoas, as mídias e, sobretudo as empresas, acordaram para esse novo momento em que a sustentabilidade se tornou não mais um ‘plus’, mas algo essencial para a sobrevivência da espécie. Entretanto, as ações de diversas organizações ainda são falhas e muitas vezes motivadas somente pelo desejo de transparecer um marketing positivo, transformando o trabalho apenas em fachada. Infelizmente, ainda há muita coisa que precisa ser feita”, afirma.
Orofino explica que, para que mudanças reais, dentro e fora da organização, ocorram no sentido de propagar as ações realizadas pela empresa, é preciso que haja uma conscientização total dos funcionários, do porteiro ao presidente, e quem precisa difundir isso, são os gestores. “É preciso que haja uma mudança de mentalidade e para isso as organizações precisam investir em programas e atividades que incentivem a sustentabilidade entre os colaboradores e inovar na produção de produtos e serviços com o selo verde”, esclarece o Coordenador, complementando que, a atitude influencia também no consumidor. “Apenas o discurso ‘sou sustentável’ não é mais suficiente. Hoje, o consumidor brasileiro está cada vez mais crítico com relação à postura das corporações e sempre descobre se a empresa esta fazendo um trabalho pela imagem ou se existe um postura real dentro e fora da corporação. A internet, inclusive, é um meio onde esses consumidores podem falar bem ou mal das organizações, o que propaga e muito a imagem da empresa”, conta.
É preciso deixar claro que, se as empresas e também a população, não começarem a aderir na prática essas atitudes e não mudarem o primordial, que é a mentalidade, a biodiversidade viva na terra será realmente extinta. Infelizmente, a sustentabilidade ainda é vista por muitas organizações, como um diferencial, mas na realidade e, daqui a bem pouco tempo, ela será um requisito essencial.  
É preciso que os grandes líderes no mundo, promovam essa mudança de cultura na sociedade e no ambiente corporativo. “Talvez os Administradores não saibam, mas eles são peças chave nessas mudanças, pois através das funções da Administração, esses profissionais podem planejar, organizar, medir e gerenciar novas ações que promovam mudanças na sociedade e na organização a qual pertençam.  Como diz a letra de Geraldo Vandré: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.  Esse é o momento e a hora da mudança.”, finaliza o Administrador.
Para o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro, Sinaerj, a sustentabilidade é fator primordial para a preservação dos sistemas que mantém o suporte da vida no planeta Terra e, todas as organizações precisam se conscientizar da importância em criar um sistema empresarial econômico e social que minimizem os danos e impactos causados ao ecossistema. É necessário que os novos Administradores compreendam a importância dessa mudança e, tornando-se a coluna que transformará a mentalidade das atuais e das próximas gerações.
O grande desafio para os novos profissionais é tentar atender a demanda com ações que supram a necessidade da população, preservando o meio e necessário ambiente em que vivemos.  O Sinerj está galgando a implantação de atitudes sustentáveis em seu plano de ação a passos largos, e como um exemplo, podemos citar o atual Jornal do Administrador, nº 34, de 2014, que foi rodado em papel reciclato, como forma de preservação ao meio ambiente. Uma demonstração que com pequenos gestos, podemos mudar as grandes atitudes. 

Feedback é a melhor forma de fortificar a comunicação

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O termo Feedback é uma palavra que se autodefine e no sentido literal significa “retroalimentação”, ou seja, o retorno de uma mensagem enviada por um emissor a um ou mais receptores. Apesar do entendimento deturpado que alguns profissionais têm, o Feedback ainda é uma das ferramentas mais importantes na questão da gestão e do desenvolvimento de pessoas, entretanto, por causa da cultura de “bicho de sete cabeças”, seu uso tem sido cada vez menos frequente nas organizações.
Assim como na maior parte dos países da América Latina, o Brasil também tem o costume de não falar sobre as deficiências das pessoas, sobretudo dos profissionais, a tendência é sempre reforçar somente os pontos positivos e raramente o que precisa ser melhorado. Contudo, quando os gestores decidem não trabalhar com o Feedback, eles acabam por gerar uma ausência de comunicação com sua equipe, pois, ao não fazê-lo os profissionais acabam perdendo a oportunidade  de receber informações essenciais de como seu comportamento e atuação está afetando o ambiente de trabalho, seja positivo ou negativamente.
Digamos que o Feedback é o oxigênio da comunicação dentro das organizações, pois é através dele que os gestores conseguem passar aos colaboradores a cultura organizacional e os objetivos que a empresa tem para o mercado ou o que espera do funcionário. Infelizmente, ainda existem empresas que praticamente anulam essa ferramenta, deixando com que seus profissionais trabalhem por anos sem receber uma resposta sobre a sua atuação. E, quando isso ocorre, muitas vezes é devido a um erro ou equívoco cometido pelo empregado, e nesse caso, o Feedback  é sempre negativo e realizado de forma inapropriada.
Conforme explicado anteriormente a cultura empresarial brasileira não captou o Feedback como um instrumento de desenvolvimento de pessoas, principalmente porque a grande maioria dos gestores não sabe comunicar a sua equipe sobre o comportamento e desempenho desejados pela empresa. Mas o fato é para que a comunicação seja direta e obtenha resultados esperados, ela precisa ser realizada através dessa retroalimentação.
Incorporar esse instrumento na cultura da empresa e exercitá-lo de forma a gerir melhor as pessoas, incentivar seus comportamentos e ações na busca por resultados positivos para a empresa e trabalhador são atitudes primordiais para o sucesso da organização. É preciso esclarecer que o bom uso do Feedback, através da ferramenta comunicação, permite um aprimoramento da experiência do empregado, reduz a rotatividade de pessoas na organização, retém talentos e proporciona um clima organizacional positivo e agradável. É preciso saber comunicar!