Mais vale uma ação do que dois mil planejamentos voando

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Sabemos da importância de um bom planejamento, principalmente no trabalho. Planejar, inclusive, é um dos verbos favoritos dos Administradores, sendo também um dos pilares da profissão. Porém, não adianta nada apenas colocar as metas e objetivos no papel e não executá-los, não é mesmo? Por isso, a proatividade e poder de decisão culminam num valioso resultado: a ação.
Do mesmo modo que só agir sem um plano pode ser perigoso, pois não se sabe para onde vai e isso faz com que o trabalhador fique perdido, permanecer inerte com um propósito na mão, mas não executá-lo, também não tira ninguém do lugar.
Planejar o futuro significa agir no presente a fim de criar condições propícias para que o planejamento siga seu rumo correto. Por isso é necessário vontade e, principalmente, atitude. O medo de errar, muitas vezes, paralisa as pessoas, mas tanto os acertos como os erros transformam o caminho e são parte inexorável da vida, tanto pessoal quanto profissional.
Vamos nos inspirar na frase do pensador e filósofo chinês Confúcio que diz: “O que ouço, esqueço. O que vejo, recordo. O que faço, aprendo.” Por isso é necessário partir para a ação e não deixar para depois. Planejar é importante, mas colocar o plano em prática é melhor ainda.

Assédio Moral: um problema que cresce cada dia mais nas organizações. Denuncie ao Sinaerj!

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Poucas vezes detectado como um problema sério, o assédio moral ou terror psicológico, como também é conhecido, tem se tornado a cada ano que passa uma das piores e recorrentes práticas no ambiente organizacional. Fenômeno que existe há décadas, o assédio moral é configurado pela exposição dos empregados ou colegas de trabalho a situações humilhantes, vexatórias ou constrangedoras, por um extenso período de tempo e com atos repetidos.
Segundo levantamento realizado com 4,9 mil pessoas pelo site Vagas.com, 52% dos indivíduos participantes já enfrentaram assédio moral no ambiente de trabalho, sendo que 87,5% das vítimas decidiram não denunciar a conduta e permanecer no emprego mesmo diante do problema. O principal fator que impede os “agredidos” de denunciarem a ação é o medo de perder o trabalho, seguido pela possibilidade de sofrer represália, sentimento de vergonha, temor de a responsabilidade recair sobre o sofredor e sentimento de culpa.
Dentro da pesquisa, do grupo de profissionais que não denunciaram a prática, 56,3% continuaram trabalhando na empresa, 20,9% foram demitidos e outros 22,8% pediram demissão depois do assédio. Contudo, os que resolveram enfrentar o problema tiveram a sensação de impunidade, visto que 74,6% dos participantes que denunciaram informaram que o agressor não teve consequências e ainda permaneceu trabalhando na organização.
Normalmente, o ato ocorre quando a empresa deseja desligar o trabalhador sem ter que demiti-lo, fazendo-o passar por constrangimentos para que ele possa pedir demissão, mas há também diversos outros casos. As mais vitimadas são as mulheres. Enquanto com eles a prática ocorreu com 45,6% dos entrevistados, com elas o número subiu para 54,4%. Piadas, chacotas, agressões verbais ou gritos constantes lideram a incidência de casos.
Estudos indicam que ao sofrer assédio moral o trabalhador fica sujeito as mais diversas doenças, tais como: depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade, estresse, enxaqueca, cefaleia, entre inúmeras outras. Além disso, a redução em sua produtividade fica mais visível, visto que essa prática tortuosa derruba a autoestima de qualquer trabalhador.
Não aceite esse tipo de ação! O Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) luta veemente contra o assédio no ambiente de trabalho e considera o ato uma das formas mais cruéis de agir contra a integridade humana. Desta forma, o Sinaerj informa que se algum Administrador (a) estiver passando por tais situações em sua empresa, que entre em contato o quanto antes com o Sindicato através do telefone (21) 2262-3090, pelo e-mail: sinaerj@administradores.org.br ou diretamente na Sede Administrativa da Entidade (Avenida Treze de Maio, 13, 8º andar, Centro do Rio de Janeiro), para que medidas cabíveis possam ser tomadas.

5 dicas para aumentar sua produtividade

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Muitas vezes nos sentimos cansados e até desmotivados no trabalho, não é mesmo? Nem sempre acordamos com o pé direito e é normal passar por dias bons e ruins, mas independente disso temos que agir com responsabilidade diante das tarefas do dia a dia, principalmente no trabalho.
Estar motivado é a primeira e talvez até a mais importante dica para aumentar a produtividade, pois só assim, com ânimo e estímulo, é que conseguimos realizar com presteza e eficiência nossas diversas funções. Porém, não devemos esperar por fatores externos para nos motivar, mas sim procurar nossa força intrínseca para nos empurrar.
Outro conselho mais prático é literalmente “colocar ordem na casa”, o que significa ser organizado. Ao listar as atividades principais a serem cumpridas fica mais fácil de não esquecer nada e ter por onde começar, mesmo quando a lista de coisas a fazer é enorme. Para isso, basta montar uma planilha ou até mesmo descrever no papel ou celular as tarefas que não podem esperar. 
A administração do tempo é outro item importantíssimo quando o assunto é produtividade. O profissional deve ter a noção do que tem para fazer e depois o tempo disponível. Isso porque, não adianta ter 50 tarefas e tempo apenas para metade delas. Muitos trabalhadores até levam trabalho para casa negligenciando seu tempo de descanso, porém esse tipo de atitude só prejudica a produtividade e até mesmo a saúde. Por isso, o controle do tempo é ideal para produzir mais e melhor.
Por falar em tempo, é preciso ter cuidado com os sugadores dele. Redes sociais, sites, mensagens fora de hora, entre outros, são bons passatempos, porém podem acabar fazendo com que o trabalhador se atrapalhe ao realizar suas tarefas chegando até mesmo a se atrasar em sua conclusão. Estipular horários para cuidar dessa parte é a melhor maneira de não se deixar distrair.

Carreira internacional? A ONU está oferecendo vagas a jovens talentos

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Oportunidade é algo que não se pode deixar escapar não é mesmo?Ainda mais se a chance é em uma excelente empresa ou grande organização. Por isso, agende essa dica! A Organização das Nações Unidas (ONU) está recrutando jovens talentos para uma vaga de carreira internacional, através do chamado Programa Jovens Profissionais (YPP, na sigla em inglês).
Para participar do concurso é necessário ter até 32 anos, falar os idiomas inglês e francês fluentemente, ser cidadão de um dos países participantes (o Brasil está incluído) e ter formação superior nas áreas de Administração, Finanças, Direito, Informática Pública, Assuntos Sociais ou Estatísticas. Para os profissionais de Administração, as inscrições acontecem até o dia 19 de julho. Por isso, é bom garantir o quanto antes sua vaga no processo.
As inscrições podem ser feitas através do portal de Carreiras da ONU (https://careers.un.org/support/careers/faq.aspx?cat=application_process), onde também é possível conferir o regulamento e obter mais informações sobre como funciona o processo seletivo. Fiquem atentos as vagas e não percam essa oportunidade.

Plano de Carreira está na lista dos jovens profissionais

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Você tem um plano de carreira? Não sabe sequer o que isso significa ou nunca tinha ouvido falar? Pois saiba que hoje a maioria dos jovens profissionais, considera muito importante ter um planejamento de carreira. Caso você não saiba o que isso significa, não se preocupe, a partir de agora se você não tem um planejamento profissional irá pensar no assunto e quem sabe até se decidir por um.
Primeiramente, um plano de carreira consiste em ter os objetivos profissionais traçados e listados. É muito importante ter metas e realmente uma lista pode ser usada a seu favor, sendo que a mesma se tornará um guia ao longo da trajetória profissional. Listar os propósitos pode te levar aonde você quer chegar.
O mais importante em ter um planejamento de carreira é traçar metas e saber o que você deseja. Pois, só assim, é que os caminhos serão pautados da melhor maneira para o alcance dos objetivos plasmados. Planejar a carreira é planejar o futuro e dentro disso fazer investimentos na própria carreira para colher os frutos anos depois. 
Um bom plano de carreira deve reunir informações como: análise do momento atual; objetivos futuros; aprendizagem contínua; tempo médio para a execução de cada etapa estipulada e, é claro, muita ação. É uma estrada que deve ser construída aos poucos, mas que levará a um destino melhor e compensatório.

O lado bom e o ruim das novas tecnologias no mundo dos negócios

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Não é nenhuma novidade que as novas tecnologias advindas do século XIX e que se aperfeiçoaram entre os séculos XX e XXI, têm tornado cada vez mais digital os meios sociais e empresariais atuais. As redes sociais e os modernos smartphones são exemplos clássicos de como o ser humano atualmente encara as relações individuais e profissionais, bem como nos mostra de que forma a tecnologia revolucionou o âmbito organizacional.
Na esfera empresarial, podemos dizer que quem está fora do mundo virtual, digam-se sites e redes sociais, está fora do mundo e tem até grandes chances de desaparecer do mercado em um curto espaço de tempo. Ou seja, estar na rede é o novo cartão de embarque das empresas para uma viagem direta e certeira até seus consumidores e parceiros.
A Internet, sobretudo, as redes sociais são atualmente espaços que se tornaram um lugar importante na vida das pessoas. De acordo com estatísticas, os sites como Facebook, Twitter e Instagram representam em média, 75% dos acessos diários dos internautas brasileiros que não abrem mão das facilidades de comunicação das redes. Sendo assim, não participar desse fenômeno é não abrir uma importante chance para crescimento e evolução da empresa ou da carreira, até porque, os perfis online são hoje os novos currículos dos brasileiros. No entanto, é aí que pode morar o perigo!
De acordo com um estudo realizado no mundo inteiro pela Eurocom Wordwide, uma a cada cinco organizações já rejeitou candidatos a vagas de empregos por causa de postagens publicadas na rede social do profissional.  Ou seja, além de diversão, a internet pode proporcionar aquela “queimação” na importante vaga pela qual a pessoa estava se dedicando.
Mas esse lado ruim da rede não atrapalha somente quem está a procura de uma oportunidade no mercado não, mas também aos profissionais que já ocupam cargos nas organizações. Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, mostrou que 35,3% dos gestores já entraram nas redes sociais de seus funcionários e descobriram através delas alguma atitude imprópria do seu colaborador.
Sendo assim, fique atento! Não é que existe uma ditadura ou censura na comunicação, mas como tudo na vida, a tecnologia trouxe com ela coisas boas e ruins, por isso, é preciso adaptação. Não se exponha demais nas redes sociais, pois nada impede que seu chefe ou o recrutador tenha acesso a sua página. Se você mantiver uma postura correta e que não agride a ninguém, é possível ter boas relações nas redes sociais, sem que isso prejudique seu emprego ou sua carreira.

Me formei, e agora? O que o mercado de trabalho deseja dos novos profissionais?

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Não resta nenhuma dúvida sobre o quão um diploma do ensino superior é importante para crescimento da carreira e inserção no mercado de trabalho, certo? Mas, será que apenas garantir o famoso canudo de graduação garante um espaço nesse competitivo mundo dos negócios? O que os gestores esperam desse profissional que praticamente “saiu do forno”? Qual é o primeiro e importante próximo passo?
Foi se o tempo onde o diploma era garantia de sobrevivência e vaga no mercado de trabalho. Nos tempos atuais para abocanhar uma fatia desse competitivo espaço é necessário muito mais que apenas um documento que comprove formação, mas também um diferencial profissional e um perfil empreendedor. Como pessoas graduadas existem aos montes atualmente, o que as empresas desejam é algo a mais. Vamos por partes:
Acabou a faculdade? Que tal engatar uma pós-graduação, MBA ou até mesmo um mestrado para aumentar suas capacidades profissionais? Acredite, essa capacitação irá, com certeza, agregar mais valor ao seu currículo no momento da análise dos avaliadores, isso sem contar no aumento de reconhecimento e na valorização profissional. 
Ter mais de um idioma na bagagem pessoal também é fator positivo na hora da conquista de uma vaga. Se você tem o inglês como segunda língua, que tal buscar cursos de espanhol, francês, italiano, alemão ou qualquer outro para agregar ainda mais? Ou quem sabe até, realizar um intercâmbio que proporcionará além de um melhor domínio do idioma, conhecimento de novas realidades e culturas. Entenda, quanto maior é a bagagem profissional e cultural, melhor é a chance de garantir uma vaguinha no mercado.
Além disso, o que mais as empresas desejam dos seus funcionários? Um perfil profissional! Dentro das características que os gestores mais solicitam estão: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto. Ou seja, é preciso que além de capacitação, o profissional tenha consigo requisitos pessoais como habilidade de trabalhar em equipe, valores éticos, visão estratégica, liderança, responsabilidade social e empreendedorismo. Qualidades que não se aprendem na faculdade, mas que se adquirem com maturidade e experiência.
Fica assim aqui então a dica aos novos candidatos a uma vaga de emprego: compreendam que o diploma é extremamente importante, mas somente ele não garante espaço no mercado. É preciso diferencial, e pra isso, se manter sempre atualizado é o requisito que fará toda a diferença no momento da seleção e na conquista da tão sonhada oportunidade profissional.